Clube catarinense inova e anuncia parceria para ter sua própria moeda

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2018 16h30
Alceu Atherino / Avaí FCColetiva de lançamento da moeda virtual do Avaí aconteceu no estádio da Ressacada, em Florianópolis

O Avaí, um dos clubes mais tradicionais de Santa Catarina e que atualmente disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, lançou nesta quarta-feira (12), no auditório do estádio da Ressacada, em Florianópolis, sua moeda virtual: o Avaí FC Token. A novidade surgiu através de uma parceria com duas empresas britânicas, a SportyCo e a Blackbridge Sports, e tem como objetivo arrecadar de R$ 8 milhões a R$ 20 milhões na ICO (oferta inicial de moedas, na sigla em inglês).

A ICO serve para que empresas façam ofertas pública de suas próprias e recém-criadas criptomoedas ou de seus tokens em troca de um valor financeiro cotado e pagos utilizando Bitcoin ou, como no caso do Avaí FC Token, em Ether/Ethereum. Desta maneira a empresa consegue levantar fundos em todo o mundo para viabilizar a execução de projetos.

Para que um ICO seja realizado, a empresa que busca captar recursos financeiros deve elaborar um bom plano de negócio, conhecido como White Paper, onde está presente para o público interessado a forma de execução que dá base para a tecnologia blockchain, a quantidade de tokens que serão emitidos publicamente, o plano de utilização dos recursos, o cronograma de execução do projeto e a equipe de especialistas envolvidos na sua execução.

No projeto do Avaí FC Token, serão emitidos Tokens de Utilidade, os quais funcionam da mesma maneira que um cupom de desconto ou voucher, que possui um valor inicial predefinido e que, caso todas as fases de execução descritas no White Paper sejam realizadas levando ao sucesso do projeto, pode se valorizar e ser negociado livremente por seu possuidor.

“Com a nossa ICO, nós estamos almejando ativamente alcançar uma base de fãs de futebol global, e estamos atentos a tudo que envolve o entorno do Avaí em Florianópolis e no Brasil. Por isso estamos trabalhando em conjunto na direção de buscar nossos objetivos, ou seja, tornar o clube um membro estável do Campeonato Brasileiro da Série A e chegar à Libertadores”, disse o presidente do Avaí, Francisco José Battistotti.

A venda oficial das moedas digitais do Avaí, a ICO terá início em 3 de outubro, às 12 horas e seguirá até o dia 3 de novembro às 12 horas. Será um período de 30 dias para os torcedores adquirirem o Avaí FC Token. Para mais informações, visite o site da ICO oficial do Avaí, ou o site do clube catarinense.