Corinthians alcançou número de vitórias do Palmeiras em dérbis, mas há controvérsia na contagem

  • Por Jovem Pan
  • 04/02/2019 08h41
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians Danilo Avelar decidiu clássico contra o Palmeiras

O Palmeiras tem uma vantagem histórica nos clássicos contra o Corinthians. Desde 1969 o Verdão tem mais vitórias nos dérbis contra o rival, seja qual for a contagem. Mas isso pode mudar em breve. Com a vitória do último sábado (2), o Timão alcançou o alviverde, pelo menos de acordo com uma das contagens possíveis.

A estatística que os corintianos defendem aponta que agora os 2 times têm 127 vitórias em dérbis, além de 107 empates. Já os dados dos palmeirenses definem que foram 131 vitórias do Palmeiras, 129 do Corinthians e 110 empates.

A diferença acontece por causa de dérbis do Torneio Início e da Taça Henrique Mündel. O Palmeiras considera que os clássicos válidos por essas competições devem ser levadas em conta, pois tiveram uniformes oficiais, trios de arbitragem, súmulas e bilheterias. Já o Corinthians desmerece esses confrontos porque eles não duraram 90 minutos, então não devem ser considerados oficiais. Além disso, o Verdão também contabiliza um W.O. de 1923.

A rivalidade entre Corinthians e Palmeiras está quente nos últimos anos, afinal os 2 times estão em alta, revezando inclusive nos títulos do Campeonato Brasileiro – desde 2015 só as duas equipes venceram a principal competição nacional. E esse novo empate histórico só valoriza ainda mais a disputa. O próximo confronto entre eles pode acontecer na fase final do Campeonato Paulista ou ficará para o 1º turno do Brasileirão, em data ainda não confirmada.