Corinthians e Flamengo farão ‘Clássico do Povo’ mais decisivo da história

  • Por Jovem Pan
  • 11/09/2018 11h37
Daniel Augusto Jr/Ag. CorinthiansFlamengo e Corinthians se enfrentarão no Maracanã no jogo de ida

O jogo entre Corinthians e Flamengo reúne as maiores torcidas do Brasil e por isso é chamado de ‘Clássico do Povo’. Os times já se enfrentaram em 4 competições de mata-mata, mas nunca em uma semifinal, como acontecerá a partir desta quarta-feira (12), pela Copa do Brasil. O jogo de ida será no Rio de Janeiro, às 21h45 (de Brasília).

Corinthians e Flamengo já se enfrentaram 3 vezes nas quartas de final de diferentes competições. Também já tiveram um jogo importante em oitavas de final. Mas nunca fizeram um clássico tão decisivo, tão perto da grande final.

Em 1984, pelas quartas de final do Campeonato Brasileiro, o Corinthians se classificou graças a uma goleada histórica no jogo de volta, por 4 a 1.

Em 1989, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o Flamengo se classificou em um jogo emocionante, graças a um gol de Junior, aos 42min do 2º tempo, em São Paulo.

Em 1997, pelas quartas de final do extinto Torneio Rio-São Paulo, o Flamengo avançou após ter aberto ótima vantagem no jogo ida, vencendo por 3 a 0. O Timão venceu na volta só por 2 a 0.

Em 2010, os times se enfrentaram nas oitavas de final da Copa Libertadores. Pela importância da competição, é considerado por muitas pessoas o maior ‘Clássico do Povo’ de todos. E deu Flamengo por pouco. O placar agregado ficou 2 a 2, mas o time carioca avançou por ter feito um gol fora de casa.

Houve apenas uma decisão de título entre Corinthians e Flamengo, mas foi em uma competição pouco importante, de jogo único, que inclusive já está extinta. Era a Supercopa do Brasil, que reunia os vencedores do Brasileirão e da Copa do Brasil. O Corinthians levou a melhor, por 1 a 0.

No Brasileirão de pontos corridos um confronto marcante aconteceu em abril de 2014, quando o Corinthians se despediu oficialmente do Pacaembu. O Timão venceu o Flamengo por 2 a 0 e depois passou a mandar praticamente todos jogos na Arena Corinthians, em Itaquera.

Outro fator que aumenta a importância do “Clássico do Povo” de 2018 é o equilíbrio impressionante no retrospecto geral. Levando em conta todas competições, o Timão tem apenas uma vitória a mais que o rival: 52 a 51, com também 28 empates. O mata-mata da Copa do Brasil ficará marcado como o mais decisivo entre os clubes e ainda pode mudar o equilíbrio desse duelo.