Corinthians e São Paulo aproveitaram bem a parada para Copa de 2014, mas Palmeiras quase foi rebaixado

  • Por Jovem Pan
  • 13/06/2018 12h44
Palmeiras/DivulgaçãoPalmeiras contratou Ricardo Gareca e se empolgou durante parada para Copa do Mundo

A partir desta quinta-feira (14), o Campeonato Brasileiro ficará parado por causa da realização da Copa do Mundo na Rússia. Isso já aconteceu 4 anos atrás e trouxe resultados diferentes para os times paulistas. Corinthians e São Paulo aproveitaram bem aquele período de treinamentos, enquanto Palmeiras e Santos não conseguiram se recuperar. O Verdão quase foi rebaixado naquele ano.

O Brasileirão parou para realização da Copa do Mundo de 2014 no dia 1º de junho. Naquela oportunidade, Corinthians e São Paulo já estavam no G4, com o Timão em 3º, e o tricolor logo atrás. Apenas Cruzeiro e Fluminense estavam na frente.

O Brasileirão voltou a ser disputado em 16 de julho, quando o São Paulo venceu o Bahia fora de casa. No dia seguinte, o Corinthians bateu o Internacional por 2 a 1. Os 2 times não conseguiram alcançar o líder Cruzeiro naquele ano, mas pelo menos garantiram vagas na Copa Libertadores do ano seguinte. O Tricolor foi vice-campeão, enquanto o Timão terminou em 4º.

Já Santos e Palmeiras mostravam problemas antes da Copa do Mundo. O Peixe estava em 10º lugar e não conseguiu melhorar depois da parada. Terminou o Brasileirão na 9ª posição.

Para o Verdão deu quase tudo errado: o time contratou um novo técnico, Ricardo Gareca, apresentou reforços estrangeiros e se empolgou. O presidente Paulo Nobre chegou a dizer que seria difícil ganhar do Palmeiras, após vitória por 6 a 0 em um jogo-treino contra o Barueri.

Mas na prática foi fácil vencer o Palmeiras. Logo no primeiro jogo após a parada, a equipe já perdeu para o Santos por 2 a 0. E uma sequência de resultados ruins resultou na demissão de Gareca. Dorival Jr. assumiu o comando do time, não conseguiu evolução significativa e lutou contra o rebaixamento até a última rodada. Em casa, o time empatou com o Atlético-PR, ficou com apenas 40 pontos e só escapou porque Bahia e Vitória não venceram na rodada.

Em 2018, o São Paulo já conseguiu um objetivo importante antes da Copa do Mundo de 2018, pois está garantido no G4. Palmeiras e Corinthians estão em momentos mais irregulares e ainda jogarão nesta quarta-feira (13), contra Flamengo e Bahia, respectivamente. Já o Santos está perto da zona de rebaixamento e enfrentará o Fluminense. Mas mais importante do que vencer esses jogos, será aproveitar a parada da Copa do Mundo para evoluir logo depois.