Corinthians está livre para pensar em 2019, mas tem 7 mistérios

  • Por Jovem Pan
  • 27/11/2018 11h40
Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians Romero pode sair do Corinthians

O Corinthians se livrou do rebaixamento no Campeonato Brasileiro com uma rodada de antecedência. Isso é importante porque já libera a diretoria para planejar a temporada de 2019. E será algo trabalhoso, pois ainda existem muitas indefinições no projeto.

Vaga na Copa Sul-Americana

Essa definição só acontecerá em campo. Na próxima rodada o Corinthians vai decidir se conquistará uma vaga na Copa Sul-Americana, o que altera muitos fatores do planejamento, como o calendário e o orçamento. O Timão garante a vaga se vencer. Em caso de empate ou derrota também é possível se classificar, mas dependerá de outros resultados.

Quem será o técnico do Corinthians?

A diretoria do time chegou a anunciar publicamente que Jair Ventura seria mantido para 2019. Mas isso mudou apenas uma semana depois. Agora o discurso é que só haverá uma definição após o jogo contra o Grêmio, no domingo (2). Existem boatos de que Fábio Carille está perto de um acordo com o clube para voltar no ano que vem.

Romero fica?

Titular no Corinthians durante toda a temporada, Romero só tem contrato até julho de 2019. Agora as duas partes negociam uma renovação, mas por enquanto estão longe de um acordo. É possível que o paraguaio saia agora para que não fique livre de graça no meio do ano.

Contratações

É a parte que está mais avançada. O Corinthians já garantiu reforços para o ano que vem, como o lateral Michel Macedo e os atacantes Gustavo Mosquito e André Luis. O que falta é acertar com nomes de peso. Diego Tardelli e Thiago Neves são possibilidades.

Saídas

Após uma campanha tão ruim no Campeonato Brasileiro, é provável que o Corinthians reformule o elenco em alguns setores. Uma possível lista de dispensa pode incluir jogadores criticados, como Pedro Henrique, Danilo Avelar, Clayson e Roger.

Outros jogadores podem sair por causa de interesses de times estrangeiros. Os jovens Pedrinho e Léo Santos são os mais visados. Gabriel também deve receber propostas da Europa ou da Ásia.

Voltas de empréstimo

O Corinthians tem muitos jogadores espalhados pelo Brasil. É possível que alguns sejam aproveitados no clube novamente, como o atacante Gustagol, que se destacou no Fortaleza. Camacho, Marciel e Léo Príncipe são outras possibilidades. Mas isso só será definido depois que for anunciado o técnico.

Novos funcionários

O Corinthians pode contratar Danilo e Emerson Sheik para cargos técnicos e administrativos, já que eles estão se aposentando como ídolos do clube. Mas ainda não está claro quais funções eles devem exercer em 2019. O meia já avisou que pretende trabalhar na parte técnica, não na administrativa.