Jair Ventura vê ataque do Corinthians fracassar e terá mesmo desafio que teve no Santos

  • Por Jovem Pan
  • 10/09/2018 10h00
Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians Jair tem poucas soluções ofensivas no Corinthians

Enquanto esteve no comando do Santos, o técnico Jair Ventura foi criticado frequentemente por não organizar bem o setor ofensivo. O ataque do Peixe teve diversos problemas, nunca encantou e isso aos poucos causou a demissão do treinador. Agora no comando do Corinthians, Jair encontrou um cenário parecido na estreia. O ataque do Timão fracassou feio na derrota para o Palmeiras, neste domingo (9).

Um problema recorrente para o Corinthians nesta temporada tem sido a questão do centroavante. Sem Jô, o time só jogou bem quando atuou com um “falso 9”. Rodriguinho e Romero exerceram bem essa função em alguns momentos.

Porém, sem Rodriguinho e com Jair, essa ideia deve morrer. O mais provável é que o técnico dê muitas oportunidades para Roger, pois ambos viveram bons momentos no Botafogo há 2 anos. O problema é que, no Corinthians, Roger tem acumulado atuações ruins. Contra o Palmeiras, ele perdeu todas disputas para os zagueiros e ainda ficou descontrolado com provocações e discussões. Jair também pode apostar em Jonathan, outro centroavante que ainda não se destacou no Corinthians.

Outro problema no ataque é que os pontas não estão em boa fase. Romero, Pedrinho e Clayson estão acumulando atuações ruins recentemente. Jair terá a missão de recuperar o bom futebol dos 3, que já tiveram bons momentos nesta temporada. No dérbi eles não produziram nenhuma jogada de perigo e ainda mataram alguns lances que poderiam ser produtivos.

Jadson tem sido o único armador do time, mas não consegue mais cuidar dessa função sozinho. Ele precisa de apoio de mais meio-campistas. Jair costuma optar por volantes mais defensivos. No clássico ele já usou Douglas, Ralf e Gabriel para buscar proteção, mas com isso faltou qualidade no passe e na infiltração na área. Faltam peças diferentes para mudar isso. Mas Araos e Mateus Vital podem dividir funções com Jadson, por exemplo.

Quando um time não tem volantes que atacam bem, uma saída é armar o jogo pelas pontas, com grande apoio dos laterais. Mas no Corinthians isso não é uma opção no momento, pois o melhor lateral, Fagner, está lesionado. E na esquerda Danilo Avelar tem acumulado seguidas atuações ruins, tanto na defesa quanto no ataque.

Com tantos problemas ofensivos, a solução de Jair deve ser cuidar da defesa acima de tudo. No Santos isso não funcionou tão bem. No Corinthians pode dar certo, mas não há motivos para otimismo dos corintianos no momento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.