Mau sinal? Novo técnico do Corinthians nunca ‘ganhou’ do Palmeiras

  • Por Jovem Pan
  • 06/09/2018 16h00 - Atualizado em 06/09/2018 16h30
Ivan Storti/Santos FC Jair Ventura deve fazer sua estreia pelo Corinthians no Dérbi

Jair Ventura foi escolhido para assumir o comando técnico do Corinthians nesta quinta-feira (6), substituindo Osmar Loss, que deixou o cargo após derrota para o Ceará por 2 a 1, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. E a estreia do novo técnico alvinegro deve acontecer já neste domingo (9), no Dérbi contra o Palmeiras, no Allianz Parque.

No entanto, o seu possível primeiro adversário como treinador do Corinthians não lhe traz boas lembranças. Em pouco mais de dois anos de carreira, Jair Ventura enfrentou o Verdão em sete oportunidades, tendo vencido uma única vez (mas que foi seguida de eliminação), empatado outra e perdido cinco confrontos, tendo um aproveitamento de apenas 19%.

O primeiro jogo de Jair Ventura contra o Palmeiras aconteceu no dia 20 de novembro de 2016, no Allianz Parque, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, quando ele ainda comandava o Botafogo. E o Verdão levou a melhor vencendo o duelo por 1 a 0 com gol de Dudu, resultado que deixou a equipe bem próxima do título nacional naquele ano.

Ainda no comando do clube carioca, o novo treinador corintiano enfrentou o Palmeiras mais duas vezes, ambas pelo Brasileirão de 2017. No primeiro turno, no Engenhão, no dia 2 de agosto, derrota por 2 a 1. Já no segundo turno, jogando no Allianz Parque, dia 27 de novembro, revés diante do Palmeiras por 2 a 0, em um jogo que ficou marcado pela despedida de Zé Roberto.

Em 2018, Jair Ventura trocou o Botafogo pelo Santos e encarou o Verdão quatro vezes. O primeiro encontro entre o treinador com o time alviverde na atual temporada aconteceu ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista, no dia 4 de fevereiro, no Allianz Parque, e o Peixe foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1.

Jair Ventura e Palmeiras voltaram a se enfrentar nas semifinais, em dois jogos disputados no Pacaembu. Na ida, 24 de março, derrota por 1 a 0. Na volta, 27 de março, o Santos conseguiu dar o troco e venceu por 2 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Mas, na bola parada o treinador viu sua equipe sucumbir diante do adversário e se despedir da competição.

O último confronto entre o treinador o time alviverde aconteceu no dia 19 de julho, pelo Brasileirão, na primeira rodada pós-Copa do Mundo. O duelo foi disputado novamente no Pacaembu e pela segunda vez Jair Ventura não saiu de campo derrotado. Palmeiras e Santos ficaram no empate em 1 a 1, resultado que não mudou a posição das equipes na tabela.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.