Conmebol define sedes das finais únicas da Libertadores da América e Copa Sul-Americana de 2019

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 14/08/2018 17h00 - Atualizado em 14/08/2018 17h54
Reprodução Taça Libertadores Pela primeira vez na história, finais da Libertadores e Copa Sul-Americana serão disputadas em partidas únicas

A partir do próximo ano, as finais da Libertadores da América e Copa Sul-Americana serão disputadas em partidas únicas. E nesta terça-feira (14), a Confederação Sul-Americana de Futebol definiu as sedes das competições durante uma reunião em Luque, no Paraguai.

Santiago, capital do Chile, vai receber a decisão da Libertadores, enquanto Lima, capital do Peru, será a sede da final da Sul-Americana. Montevidéu, no Uruguai, era uma das concorrentes iniciais para ser uma das sedes, mas retirou candidatura durante o processo seletivo.

“Essas decisões se devem ao objetivo estratégico de promover o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano, por meio de maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis”, disse o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, em nota oficial publicada no site da entidade.

“Além de gerar mais renda para reinvestir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade para a América do Sul dar um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controle de segurança, conforto e atenção nos estádios, e promoção regional e mundial de nossos torneios, clubes e jogadores. As finais em jogo único serão eventos que irão inspirar todos os sul-americanos a pensar grande”, argumentou o dirigente.

De acordo com a Conmebol, as inspeções nas instalações das duas cidades foram feitas durante dois dias e meio pela empresa IMG & Perform, consultoria contratada pela entidade para prestar o serviço.

“É uma grande honra que o Conselho da Conmebol tomou uma decisão histórica de eleger a cidade de Lima como o local da primeira final em jogo único da Copa Sul-Americana, em 2019”, afirmou o presidente da Federação Peruana de Futebol, Edwin Oviedo.

“A FPF estará a altura desse importante evento do futebol sul-americano e mundial. Trata-se de um novo respaldo a uma gestão profissional e transparente, em favor do futebol peruano, após a classificação histórica da equipe do Peru para a Copa do Mundo de 2018, após 36 anos de ausência na maior competição de futebol”, ressaltou o dirigente.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.