Liga das Nações: entenda o formato e importância do novo torneio da Uefa

  • Por Jovem Pan
  • 05/09/2018 11h25 - Atualizado em 05/09/2018 11h39
EFE Atual campeã do Mundo, a França de Griezmann, Pogba e Mbappé é uma das favoritas ao título da Liga das Nações Atual campeã do Mundo, a França de Griezmann, Pogba e Mbappé é uma das favoritas ao título

Na quinta-feira (6), tem Alemanha x França. Na sexta (7), Itália x Polônia. Sábado (8)? Inglaterra x Espanha. É Copa do Mundo? Eurocopa? Não! Começa nesta semana a Liga das Nações, novo torneio de seleções da Uefa que promete chamar a atenção de todo o planeta.

Mas como essa competição será disputada? Por que ela foi criada? Qual a sua importância?

Entenda abaixo!

Objetivo é aumentar a competitividade

A criação da Liga das Nações foi anunciada em dezembro de 2014. A iniciativa se deu por parte das próprias confederações, que procuraram a Uefa para propor algo novo. O objetivo era de que as seleções europeias disputassem menos amistosos e passassem a jogar partidas com maior competitividade após a Copa do Mundo. Após anos de elaboração, o torneio estreia na próxima quinta-feira (6).

Como funcionará a Liga das Nações?

Participarão da primeira edição da Liga das Nações as 55 federações da Uefa. Elas foram divididas em quatro divisões, de acordo com o ranking da entidade. A Liga A conta com as 12 seleções mais bem posicionadas (separadas em quatro grupos de três); a B tem as 12 seguintes (também divididas em quatro grupos de três); as próximas 15 seleções formam a Liga C (com um grupo de três, e três de quatro); e as 16 restantes ficam na Liga D (com quatro grupos de quatro).

Enfrentam-se apenas seleções do mesmo grupo, em jogos de ida e volta. Na Liga A, os vencedores de cada grupo avançarão às semifinais. Delas, sairão as finalistas e, em seguida, a grande campeã da Liga das Nações. As últimas colocadas de cada chave serão rebaixadas à Liga B.

Nas Ligas B, C e D, por outro lado, não haverá título em disputa. Estarão em jogo apenas acessos e descensos. As líderes de cada grupo serão promovidas à liga de cima, e as lanternas de cada chave serão rebaixadas à liga de baixo.

Torneio dará vagas à Eurocopa?

Sim, a Liga das Nações dará quatro vagas ao principal torneio de seleções da Uefa. O regulamento da nova competição diz que cada divisão, ou seja, cada Liga, classificará uma seleção à Eurocopa de 2020. Como? Por meio de playoffs envolvendo as quatro melhores seleções de cada divisão que não estiverem classificadas à Euro via Eliminatórias. Do playoff de cada divisão sairá uma seleção qualificada à Euro – essas quatro seleções se juntarão às 20 já classificadas por meio das Eliminatórias.

Caso a Liga A tenha menos do que quatro equipes ainda não qualificadas à Euro, um time da Liga B subirá de divisão para os playoffs, e a B preencherá sua vaga com o quinto melhor colocado – assim, sucessivamente.

Quais são os grupos da Liga das Nações?

As chaves foram definidas em sorteio realizado em janeiro. São elas:

Liga A
Grupo 1: Alemanha, França e Holanda;
Grupo 2: Bélgica, Suíça e Islândia;
Grupo 3: Portugal, Itália e Polônia;
Grupo 4: Espanha, Inglaterra e Croácia.

Liga B
Grupo 1: Eslováquia, Ucrânia e República Tcheca;
Grupo 2: Rússia, Suécia e Turquia;
Grupo 3: Áustria, Bósnia e Irlanda do Norte;
Grupo 4: País de Gales, Irlanda e Dinamarca.

Liga C
Grupo 1: Escócia, Albânia e Israel;
Grupo 2: Hungria, Grécia, Finlândia e Estônia;
Grupo 3: Eslovênia, Noruega, Bulgária e Chipre;
Grupo 4: Romênia, Sérvia, Montenegro e Lituânia.

Liga D
Grupo 1: Geórgia, Letônia, Cazaquistão e Andorra;
Grupo 2: Belarus, Luxemburgo, Moldávia e San Marino;
Grupo 3: Azerbaijão, Ilhas Faroe, Malta e Kosovo;
Grupo 4: Macedônia, Armênia, Liechtenstein e Gibraltar.

Quando a Liga das Nações acaba?

O torneio durará menos de um ano, sendo disputado apenas em datas-Fifa. A final acontecerá em junho de 2019. Já os playoffs que darão vagas à Euro serão realizados em março de 2020.

1ª rodada: 6–8 Setembro 2018
2ª rodada: 9–11 Setembro 2018
3ª rodada: 11–13 Outubro 2018
4ª rodada: 14–16 Outubro 2018
5ª rodada: 15–17 Novembro 2018
6ª rodada: 18–20 Novembro 2018
Sorteio da fase final: início de Dezembro de 2018
Fase final: 5 a 9 de Junho de 2019
Sorteio dos playoffs qualificatórios para a Euro-2020: 22 de Novembro de 2019
Playoffs qualificatórios para a Euro-2020: 26 e 31 de Março de 2020

Em tese, um novo ciclo da Liga das Nações se iniciará em 2022, com nova taça disputada em 2023 e nova repescagem para a Euro, em 2024.

Após o fracasso no Mundial da Rússia, a Alemanha tentará se reerguer na Liga das Nações

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.