Messi brilha e Barça avança na Liga dos Campeões; Ajax surpreende novamente e elimina Juventus

  • Por Jovem Pan
  • 16/04/2019 19h40 - Atualizado em 16/04/2019 19h43
Divulgação UEFA Jogadores do Barcelona comemoram a classificação para as semifinais da Liga dos Campeões

Barcelona e Ajax são os primeiros semifinalistas da Liga dos Campeões. Espanhóis e holandeses venceram Manchester United e Juventus, respectivamente, nesta terça-feira (16) e avançaram na competição continental de clubes. Os seus adversários na próxima fase serão definidos nesta quarta, com a disputa dos outros dois confrontos das quartas de final, entre Manchester City e Tottenham, e Porto e Liverpool.

Com tranquilidade

O Barcelona não teve dificuldade para bater o Manchester United novamente (na ida venceu por 1 a 0) e confirmar sua classificação. Jogando diante de sua torcida, no Camp Nou, o time catalão venceu os ingleses por 3 a 0, com dois gols anotados pelo argentino Lionel Messi e outro pelo brasileiro Philippe Coutinho.

Apesar da vitória, quem começou assustando foram os visitantes. Logo no primeiro minuto, o atacante Rashford invadiu a área do Barcelona e acertou o travessão em forte chute. O lance encorajou ainda mais os ingleses, que depois apareceu no ataque em outras duas investidas, primeiro com Martial e depois com Pogba chutando por cima da meta de Ter Stegen.

O ímpeto inicial dos visitantes, porém, começou a ser apagado pelo Barça a partir dos 15 minutos, quando Messi aproveitou uma falha de Ashley Young na defesa, roubou a bola, deu um drible colocando a bola entre as pernas do brasileiro Fred, avançou e chutou com categoria no canto direito baixo de David De Gea.

O United sentiu o gol e começou a ser pressionado pela equipe da casa, que ampliou para 2 a 0 pouco depois, aos 19, ao contar desta vez com grande colaboração do goleiro do time inglês. Após receber pelo meio, Messi arriscou o chute com a sua perna direita e a finalização saiu rasteira e fraca, mas De Gea falhou ao deixar a bola passar por baixo dos seus braços e entrar.

A partir daí, o Barcelona tomou conta de vez do jogo. Na etapa final, o time catalão jogava com a vantagem de poder tomar até dois gols do United, mas foi ofensivo desde o início e, após algumas investidas perigosas de Messi, ampliou para 3 a 0 por meio de um golaço de Philippe Coutinho, que acertou um belo chute de fora da área no ângulo de De Gea.

Assim, o United passou a precisar de quatro gols para seguir vivo na Liga dos Campeões, um verdadeiro milagre a esta altura do duelo. O técnico Ole Gunnar Solskjaer ainda colocou Lukaku no lugar de Rashford e depois trocou Lingard por Alexis Sánchez, mas já era tarde demais para buscar qualquer reação.

De virada

O Ajax voltou a fazer história na Liga dos Campeões, eliminando mais um gigante do futebol europeu. Após empate em 1 a 1 no primeiro confronto, os holandeses não se intimidaram com a torcida italiana e com a presença de Cristiano Ronaldo do outro lado e venceram o duelo de volta por 2 a 1, de virada.

Nas oitavas de final da competição continental de clubes, o Ajax já havia conquistado um resultado histórico ao eliminar o Real Madrid, dono dos últimos três títulos europeus. Naquela oportunidade, depois de perder em casa, o time de Amsterdã marcou 4 a 1 em pleno estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Empurrada por quase 50 mil torcedores, a Juventus pressionou muito desde o apito inicial. O Ajax não conseguiu repetir a marcação em Amsterdã e teve de se contentar com os contra-ataques. Mas o time holandês foi o primeiro a conseguir articular uma jogada perigosa. Aos 20 minutos, David Neres e Tadic tabelaram e a bola sobrou para Van de Beek chutar por cima.

A Juventus não demorou para responde. O argentino Dybala bateu bonito de fora da área, mas fraco. Onana aproveitou para fazer uma defesa plástica. O primeiro gol surgiu após cobrança de escanteio. Aos 27, Cristiano Ronaldo apareceu como um raio no meio da zaga holandesa e testou firme para abrir o placar. O VAR foi acionado, mas o juiz confirmou o gol.

Aos 32, Cristiano Ronaldo, mais solto do que no jogo na Holanda, voltou a finalizar, mas errou o alvo. Só que no ataque seguinte saiu o gol de empate. Hakim Ziyech disparou de fora da área. A bola bateu na zaga da Juventus e sobrou livre para Van de Beek, que bateu com enorme categoria para empatar: 1 a 1.

No intervalo, Massimiliano Allegri trocou Dybala pelo jovem italiano Moise Kean. Mas quem levou perigo pela primeira vez no segundo tempo foi o Ajax. O trio David Neres, Van de Beek e Tadic voltou a funcionar, mas parou em duas grandes defesas de Szczesny aos seis e aos 12 minutos.

Aos 15, a Juventus voltou para o jogo. Cristiano Ronaldo, após linda matada de bola, tocou para Kean, que encheu o pé, mas errou o alvo. O Ajax devolveu o perigo, aos 17. Em rápido contra-ataque, puxado por David Neres. Aos 21, Ziyech deveria ter finalizado, mas preferiu cruzar e falhou.

O gol estava maduro. E ele veio aos 22. O capitão De Ligt, de 19 anos, subiu muito para testar firme, após cobrança de escanteio: 2 a 1. A Juventus sentiu o segundo gol. Aos 25, David Neres, lançado por Ziyech, perdeu grande chance para fazer o terceiro do time holandês. Aos 34, Ziyech chegou a marcar, mas estava impedido.

A torcida do Ajax presente a Turim começou a gritar “olé” a 15 minutos do final da partida. Cristiano Ronaldo somou duas oportunidades de cabeça e tentou incentivar seus companheiros a não desistirem. Apesar do esforço italiano, o jovem time holandês teve tranquilidade para manter o resultado e obter uma classificação histórica.

Com informações de Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.