Nos pênaltis, Santos supera o Palmeiras e é Campeão Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2015 18h23
SANTOS, SP, 03.05.2015: SANTOS-PALMEIRAS - Jogadores e torcedores comemoram título do Santos FC após partida entre Santos X Palmeiras, válida pela final do Campeonato Paulista, no estádio da Vila Belmiro em Santos (72 km de São Paulo), neste domingo (3). (Foto: Danilo Verpa/Folhapress) Folhapress Veja imagens da decisão do Paulista

Após vitória no tempo normal por 2 a 1, o Santos venceu o Palmeiras no pênaltis, na Vila Belmiro, e é campeão do Campeonato Paulista 2015. Disputando sua sétima final consecutiva de estadual, o Alvinegro fez ótimo primeiro, abriu 2 a 0 no placar, com David Braz e Ricardo Oliveira, e se aproximou do título. Na segunda etapa, porém, levou sufoco, sofreu o gol que empatou o placar agregado da decisão e levou a disputa para o pênaltis.

Nas penalidades máximas, o Peixe converteu todas as suas cobranças, o goleiro Vladimir pegou a o chute de Rafael Marques e viu Jackson chutar no travessão. Coube ao meia Lucas Lima converter a última cobrança e dar ao Peixe seu 21º título Paulista, para festa das 14.662 pessoas que lotarama a Vila mais famosa do Mundo.

O Jogo:

A decisão começou com 10 minutos de atraso, por conta da demora do Palmeiras para subir ao gramado. Com a bola rolando, o jogo se iniciou truncado, com muitas faltas, e com 10 minutos de jogo, dois palmeirenses já estavam amarelados (Dudu e Valdívia). Precisando reverter o resultado, o Santos tomou a iniciativa e foi quem criou a primeira chance de gol com Robinho, que fez boa jogada pela direita e bateu para defesa de Fernando Prass.

Com mais posse de bola e velocidade nos ataques, o Peixe dominou a primeira etapa, criou oportunidades e viu o goleiro Vladimir ser pouco ameaçado. Aos 29 minutos, a superioridade santista se refletiu em gol: Valência pegou a sobra de um escanteio e fez belo lançamento para Robinho que, em posição legal e de primeira, serviu David Braz que ficou com o gol aberto e abriu o placar na Vila.

O Santos cresceu no jogo, e aos 43 minutos chegou ao segundo gol: após chutão da defesa, Robinho disputou no alto e a bola sobrou para Ricardo Oliveira. O camisa 9 dividiu com a defesa alviverde, ganhou, saiu cara a cara com Fernando Prass e com tranquilidade fez o segundo gol do Peixe na partida, o 11º do artilheiro isolado do Paulista.

No fim da primeira etapa, Dudu e Geuvânio se enroscaram na área santista. O árbitro Guilherme Ceretta de Lima parou o jogo e expulsou os dois atacantes.

Após o apito do árbitro, os jogadores santistas permaneceram no gramado, repetindo gesto do time em 1995, quando o Peixe conseguiu uma virada histórica contra o Fluminense, no Pacaembu, pelas semifinais do Brasileiro.

A segunda etapa começou do modo que terminou a primeira: com o Santos no ataque, buscando mais o jogo. O Palmeiras tentou igualar a posse de bola, e viu o Santos se fechar em duas linhas defensivas, aguardando a chance de contra-atacar. Oswaldo de Oliveira colocou Cleiton Xavier em campo, no lugar de Robinho. O Verdão melhorou, criou chances de gol, mas parou nas defesas de Vladimir.

A estratégia do Santos de se fechar funcionou apenas até os 19 minutos, quando Valdívia deu lindo passe para Lucas, o lateral invadiu a área, bateu mascado e a bola foi lenta pra o fundo do gol. O gol palmeirense esfriou o jogo e as chances de gol diminuíram. O Santos tentou sair para o jogo, mas com cautela, pouco criou.

Aos 32 minutos, o volante Valência recebeu na entrada da área, no bate e rebate Victor Ramos solou o colombiano e, como já tinha cartão amarelo, foi expulso de campo. O Palmeiras chegou ao gol de empate aos 43, com Amaral, mas o volante estava impedido e a arbitragem anulou o gol. O Santos teve a chance de matar o jogo aos 44, quando Ricardo Oliveira ficou cara a cara com Prass, mas o goleiro palmeirense fez bela defesa e impediu o gol. O árbitro encerrou a partida e o empate no placar agregado levou a decisão para os pênaltis.

Nas penalidades, Rafael Marques e Jakson perderam cobranças para o Palmeiras. Já o Santos converteu todas as suas oportunidades. Restou ao meia Lucas Lima bater o último pênalti e sacramentar o 21º título Paulista da história do Santos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.