Palmeiras deixa de fazer grande vantagem, mas sai na frente do Santos na decisão

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2015 18h04
SÃO PAULO, SP – 26.04.2015: PALMEIRAS-SANTOS – Leandro Pereira, do Palmeiras, comemora seu gol - Partida entre Palmeiras e Santos, válida pela primeira final do Campeonato Paulista de Futebol 2015, realizada no estádio Allianz Parque, na zona oeste da capital paulista, neste domingo. (Foto: Luis Moura/Folhapress) Folhapress Após bom início de temporada com o Palmeiras

Um jogo com todos os ingredientes de uma grande decisão. Foi assim a primeira partida da final do Campeonato Paulista 2015 no Allianz Parque. Expulsão, lances polêmicos, chances de gol, pênalti: não faltou emoção no duelo entre Palmeiras e Santos. O alviverde, com um gol de Leandro Pereira, venceu por 1 a 0 e saiu em vantagem, mas a vitória poderia ter tido um gosto muito mais doce e um ar bem mais definitivo.

O jogo começou com papeis bem definidos: o Palmeiras tomando a iniciativa e o Santos jogando no campo de defesa. A estratégia do time visitante se sobressaiu nos primeiros minutos, e o rival só começou a mudar essa história, ironicamente, quando perdeu um de seus principais jogadores. Lesionado, Arouca deu lugar a Cleiton Xavier, o que mudou o panorama, especialmente por conta da qualidade dos passes do camisa 8 em conjunto com Robinho e Zé Roberto.

Foi justamente Cleiton quem acionou Lucas pela direita. Robinho, em impedimento, fez um corta-luz e o lateral foi á linha de fundo para cruzar. Leandro Pereira apareceu na área para conferir e abrir o placar da decisão, num gol muito parecido com aquele que marcou contra o Botafogo-SP nas quartas de final.

O Santos precisou, a partir de então, sair para o jogo, e conseguiu dar trabalho para Fernando Prass. O goleiro foi obrigado a espalmar em chute de Geuvânio de fora da área e cobrança de falta de Lucas Lima. O Verdão conseguiu sair do início de pressão do rival e quase amplicou com Cleiton Xavier, que finalizou por cima após bela jogada de Lucas. Pouco antes do intervalo, os palmeirenses reclamaram de pênalti em Rafael Marques, que foi travado na hora do arremate. Na sequência, nova reclamação, só que por falta na entrada da área. O árbitro mandou o jogo seguir e deixou os jogadores alviverdes furiosos na ida para o intervalo.

A segunda etapa começou diferente, desde o banco de reservas. Oswaldo de Oliveira e Marcelo Fernandes foram expulsos por invadirem o campo ao fim da primeira etapa. Os auxiliares Luiz Alberto e Serginho Chulapa, respectivamente, assumir o comando das equipes. No campo, o Santos começou com mais posse de bola, mas logo viu o Palmeiras reassumir o controle das ações e construiu uma jogada de gol. Leandro Pereira foi lançado, brigou com Paulo Ricardo e a arbitragem marcou pênalti.

O árbitro Vinicius Furlan se confundiu e mostrou o cartão vermelho para David Braz, que ficou desesperado. Ao perceber o erro, o juiz expulsou, então, Paulo Ricardo, autor do pênalti. Era a chance que o Verdão precisava para ampliar sua vantagem com um jogador a mais. Mas Dudu, que na disputa contra o Corinthians converteu muito bem sua penalidade, soltou uma bomba que pegou no travessão e saiu.

Com um a menos, o time santista recuou esperando o tempo passar, buscando um ou outro contra-ataque. Num deles, Ricardo Oliveira saiu na cara do gol e só não empatou porque Vitor Hugo apareceu para travar na hora certa. Por outro lado, o Palmeiras dominou completamente a posse de bola, mas ficou relutante em partir para cima em busca do segundo e dar espaços para o rival marcar.

Dessa maneira a partida se estendeu até o final, com ambas as equipes de certa forma satisfeitas com o placar e com medo de entregar o ouro em algum vacilo. A decisão ficou mesmo para o próximo domingo, 3 de maio, quando os rivais jogarão na Vila Belmiro. O Palmeiras será campeão em caso de vitória ou empate, enquanto o Santos precisará vencer por um gol de diferença para provocar disputa de pênaltis e dois ou mais para levar o troféu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.