Brasileirão ganha mais duas vagas para Libertadores 2017

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 03/10/2016 00h15
SP - BRASILEIRÃO/CORINTHIANS X FLUMINENSE - ESPORTES - Romero, do Corinthians, em partida contra o Fluminense, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo, neste domingo. 25/09/2016 - Foto: MAURO HORITA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO MAURO HORITA/AGIF/ESTADÃO CONTEÚDO Corinthians e Fluminense podem se beneficiar com a mudança

Através do Twitter, a CBF anunciou na noite deste domingo, que o Brasil terá sete vagas para a próxima edição da Copa Libertadores, em 2017. Segundo o comunicado da entidade, o aumento de cinco para sete clubes se dará via Brasileirão, que passa a ter um G-6 para definir os classificados e não mais G4. A Copa do Brasil continua dando vaga apenas para o campeão.

“O Brasil terá mais duas vagas na Copa Libertadores. As duas novas vagas no Brasileirão. Confirmação veio na reunião de hoje (domingo), em Bogotá.Vagas já valem para Libertadores 2017. Brasileirão 2016 com G6. Futebol brasileiro fica com 7 vagas na Libertadores: 6 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil”, escreveu a entidade no Twitter.

Além das duas vagas para o Brasil, a Conmebol definiu que Argentina, Chile e Colômbia ganham mais uma vaga cada no torneio, sendo que o campeão da Copa Sul-Americana passa a ter vaga garantida na fase de grupos, sem tirar uma vaga do país campeão. Assim, a Libertadores passa dos atuais 38 participantes para 44 no próximo ano.

Apesar da mudança, a fase de grupos continua com os atuais 32 clubes divididos em oito grupos de quatro, com o aumento ocorrendo apenas na fase de pré-Libertadores. O torneio também passa ser disputado entre fevereiro e novembro, indo das 27 semanas para 42 a partir de 2017.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.