Corinthians vence o clássico diante do São Paulo e mantém a ponta no Brasileirão

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 11/06/2017 17h56 - Atualizado em 29/06/2017 00h00
SP - CORINTHIANS/SÃOPAULO - ESPORTES - Comemoração do primeiro gol do Corinthians, marcado por Romero durante o jogo entre Corinthians e São Paulo realizado na Arena Corinthians, Zona Leste de São Paulo. O clássico é válido pela 6ª rodada do Brasileirão 2017. 11/06/2017 - Foto: MARCO GALVãO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO MARCO GALVÃO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Romero abre o placar para o Corinthians diante do São Paulo e comemora na Arena

A boa fase do Corinthians continua, assim como o tabu diante do São Paulo no Itaqueão. Neste domingo (11), o time comandado por Fábio Carille disputou mais um clássico contra o São Paulo em sua casa e não decepcionou. Empurrado por mais de 40 mil torcedores, o Timão venceu o Tricolor por 3 a 2, e se consolidou na liderança do Brasileirão, agora com 16 pontos.

Assim como aconteceu nos últimos jogos, o Timão deu mais uma demonstração de organização e soube explorar os erros adversários. Jogando com muita segurança, o líder aproveitou os espaços na defesa Tricolor e construiu a vitória. O Corinthians segue invicto na competição, alcançando a sexta vitória seguida, enquanto o São Paulo perdeu a terceira fora de casa.

Essa foi a quarta vez que as equipes se enfrentaram na temporada. Portanto, tinham a clara noção de como poderiam surpreender as já conhecidas armas adversárias. O São Paulo, por exemplo, tentou apostar no trio de zagueiros Maicon, Douglas e Lucão. Foi um fracasso. Em 15 minutos foram quatro chances claras do Corinthians, desentrosamento são-paulino e gol alvinegro, com Romero, aos seis minutos.

O show de falhas do São Paulo parecia um desastre ininterrupto até o empate equilibrar a partida. Após desperdiçar tantas chances, o Corinthians viu Gilberto igualar aos 17 minutos, ao completar de cabeça cobrança de falta em posição irregular. O empate parcial forçou um equilíbrio de forças, pois o time tricolor se viu mais confiante e organizado. A defesa parou de dar sustos por alguns minutos.

O consistente Corinthians não ficou inseguro com a evolução adversária em campo e à espera do momento de dar a ferroada, viu novamente a defesa são-paulina contribuir. Maicon errou um passe, Jô saiu livre e finalizou. No rebote do goleiro, Lucão vacilou e a bola ficou para Gabriel completar para as redes, aos 39 minutos.

Após ousar na escalação, Ceni desfez o sistema de três zagueiros no intervalo. O São Paulo passou a ter uma formação mais convencional, o 4-3-3, com o lateral-direito Bruno na vaga de Lucão e na esperança de não ter mais apagões na defesa.

A mudança melhorou o time, mas não resolveu. O Corinthians conseguiu ampliar de pênalti, com Jadson, aos 17 minutos da etapa final, desta vez sem precisar contar com algum presente são-paulino. Jô, que desta vez não conseguiu justificar a fama de artilheiro dos clássicos desde a sua volta ao clube alvinegro, acabou sofrendo a penalidade cometida por Douglas.

Mesmo atrás no placar, a equipe de Ceni buscou a reação e quando diminuiu, com Wellington Nem, aos 37, causou um sufoco e pressionou bastante em busca do empate. O fim do jogo foi o único momento em que o Corinthians pareceu inseguro, mas, por estar na sua fortaleza, segurou o resultado positivo.

A derrota fez o São Paulo estacionar nos nove pontos antes de voltar a campo na quarta-feira (14) para enfrentar o Sport, às 19h30min, em Recife, pela sétima rodada do Brasileirão. No mesmo dia, às 21h45min, o Corinthians recebe o Cruzeiro em seu estádio.

Opinião da JP

Para os comentaristas da Jovem Pan, Flávio Prado e Vampeta, o resultado conquistado pelo Corinthians diante do São Paulo neste domingo (11) foi merecido. O time comandado por Fábio Carille mostrou maior organização e soube explorar os pontos fracos do Tricolor.

“Hoje foi clássico, clássico. Não foi um primor técnico, mas foi um jogo interessante. O Corinthians começou bem, marcou no início e teve várias chances claras para ampliar. Mas, quem acabou marcando foi o São Paulo, através de bola parada. E o jogo ficou equilibrado. No segundo tempo o Corinthians voltou melhor e construiu a vitória. Na somatória, justa a vitória do Corinthians. Foi um jogo bem legal”, enfatizou Prado.

Vampeta destacou também a sequência de vitória do Corinthians, que vem contrariando a todos e segue firme na liderança do Brasileirão. “Depois do empate contra o Chapecoense, falaram que o Corinthians iria sofrer, mas os resultados estão aí para provar o contrário”, disse.

Nilson César, responsável pela narração dos cinco gols da partida, disse que o Majestoso foi emocionante, para a alegria dos torcedores. No entanto, para ele o responsável pela derrota Tricolor foi o treinador Rogério Ceni. “Ceni escalou mal o time. Errou e para mim foi o responsável pela derrota. Mas, não podemos cobrar apenas o treinador. O time errou muitos passes, diferente do Corinthians, que é o time mais organizado do Brasil”, completou.

Ouça os gols da partida entre Corinthians e São Paulo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.