Desespero e visão de Cuca: como Moisés descobriu ter “dom” para cobrar lateral

  • Por Jovem Pan
  • 29/07/2016 17h55

Moisés: bom com os pés e com as mãos Cesar Greco/Agência Palmeiras Moisés: bom com os pés e com as mãos

Contratado no início do ano junto ao HNK Rijeka, da Croácia, Moisés rapidamente se transformou em um dos pilares do líder do Campeonato Brasileiro. Volante moderno, que auxilia na iniciação das jogadas e se destaca tanto na defesa quanto no ataque, o jogador de 28 anos tem conseguido converter um lance tradicionalmente “morto” do futebol em uma surpreendente arma do Palmeiras na temporada.  

Os arremessos laterais, que quase sempre são cobrados rapidamente, para o atleta mais próximo à linha que delimita o gramado, viraram uma jogada trabalhada sob a batuta de Moisés no clube alviverde. Quando a bola sai de campo perto da grande área adversária, o volante tem mostrado a capacidade de lançá-la praticamente até a marca do pênalti, transformando o lateral em um “mini-escanteio” para o Palmeiras. Até mesmo alguns gols já foram marcados após os lançamentos do jogador com as mãos. 

A facilidade de Moisés em executar estes fortes arremessos laterais, no entanto, só foi descoberta recentemente. E graças à sensibilidade de Cuca, que, no Atlético-MG campeão da Libertadores de 2013, já adotava este tipo de expediente com Marcos Rocha, que se aproveitava da estatura de Jô e Leonardo Silva para jogar a bola na área a partir da cobrança de um lateral. 

“Essa arma aí estava escondida“, brincou Moisés, em entrevista exclusiva a Flávio Prado que vai ao ar no próximo Plantão de Domingo, da Rádio Jovem Pan. Aconteceu pela primeira vez no jogo contra o São Paulo, no Morumbi. Nós estávamos perdendoe, no desespero em busca do empate, eu cobrei um lateral dentro da área. Depois do jogo, o Cuca me chamou e me perguntou se eu conseguiria fazer aquilo em outras partidas. Eu me dispus e, a partir de então, comecei a treinar“, acrescentou. 

Desde então, Moisés deixou de trabalhar só com os pés na Academia de Futebol. Agora, o volante costuma usar bolas medicinais, de aproximadamente 6kg, para fortalecer o braço e refinar os arremessos com as mãosEsta é uma descoberta do Cuca que estou tentando aprimorar a cada dia. Sempre que você tem alguma qualidade e busca o aperfeiçoamento, a tendência é que ela seja cada vez mais eficiente. É isso o que estou fazendo“, explicou. 

O jogador, no entanto, faz questão de ressaltar que o Palmeiras tem repertório suficiente para não depender deste tipo de jogada para assustar os rivais. “Nosso time tem muita qualidade, constrói com a bola rolando, no chão… Essa cobrança de lateral é só uma alternativa, uma arma a mais para a nossa equipe. Eu treino, mas é secundário. O fundamental é trabalhar a parte técnica e tática“, decretou. 

Moisés e seus arremessos laterais venenosos estarão de volta ao Palmeiras neste domingo, às 18h30, contra o Botafogo. O volante, que desfalcou o time alviverde contra Internacional e Atlético-MG por causa de uma lesão na coxa, voltou a treinar normalmente e estará à disposição do técnico Cuca para o confronto do Rio de Janeiro. O Palmeiras é o líder do Campeonato Brasileiro com 32 pontos, dois a mais que o segundo colocado, Corinthians.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.