Há 57 anos, Santos e Palmeiras faziam jogo histórico com 13 gols

  • Por Jovem Pan
  • 06/03/2015 10h51
Santos FC/Divulgação Time do Santos em 1958

Há exatos 57 anos, no dia 06 de março de 1958, Palmeiras e Santos protagonizavam uma partida histórica. O Estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, e as mais de 43 mil pessoas presentes em suas arquibancadas presenciaram um jogo cheio de reviravoltas. Foram 13 gols, 3 viradas espetaculares de placar e 4 gols de um mesmo jogador. No final das contas, o resultado final foi um sonoro 7 a 6, e o vencedor foi o Santos de Pelé.

Comandado por Oswaldo Brandão, o Palmeiras tinha em seu elenco jogadores como Valdemar Fiúme, Waldemar Carabina e Mazzola. Já o Santos era treinado por Lula e contava, entre outros nomes, com Zito, Pepe e Pelé.

As pessoas presentes no pacaembu viram o primeiro tempo da partida se encerrar com o placar de 5 a 2 para o Peixe. Na segunda etapa, porém, o alviverde virou o jogo. O placar que já seria histórico voltou a ser alterado. Com dois gols de Pepe, já nos minutos finais, o Santos empatou e virou o jogo.

Os gols palmeirenses foram marcados por: Urias (2), Mazzola (2), Nardo e Paulinho. Para o Santos marcaram: Pelé, Pagão, Dorval e Pepe (4).

Mas a história do jogo não se resumiu apenas ao campo do estádio do Pacaembu. De acordo com o que se comentou na época, três pessoas morreram ao acompanhar o duelo pelos rádios de pilha, as mortes tiveram a mesma causa: ataque cardíaco. Uma pessoa faleceu em São Paulo, outra em Campinas e uma terceira em Santos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.