Adversários neste domingo, Santos e Lusa dividiram título em 1973

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2015 14h46
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 26-08-1973: Futebol: o árbitro Armando Marques na partida entre Santos e Portuguesa, que decidiu o Campeonato Paulista de 1973. no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP). A partida terminou sem gols. Na cobrança de pênaltis, o juiz errou a contagem e deu vitória ao Santos antes do fim da sequência das cobranças. Uma reunião entre dirigentes de Santos e Portuguesa decidiu pela divisão do título. (Foto: Acervo UH/Folhapress) Folhapress Armando Marques encerra final do Paulista em 1973 antes da hora. Por conta da trapalhada

Neste domingo (22), Portuguesa e Santos se enfrentam no Pacaembu em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista. Talvez os torcedores mais novos não saibam, mas as duas equipes já protagonizaram uma final de Paulistão, em 1973, que acabou de um jeito bem diferente. Tudo por causa de um erro incomum do árbitro Armando Marques, que encerrou as penalidades antes do vencedor ser definido.

Naquela edição, os melhores times do primeiro e do segundo turnos se enfrentavam na final. A partida foi dominada, na maior parte, pelo Santos de Pelé, que estava em seu penúltimo ano como jogador do Peixe e queria muito aquele título. Apesar disso, o time da capital conseguiu se segurar na defesa e contou com a sorte em cobrança de falta na qual o Rei acertou a trave, no segundo tempo.

Perto do fim do jogo, Basílio saiu na cara do gol após contra-ataque e perdeu a chance de dar o título à Portuguesa ao parar em grande defesa do goleiro Cejas mesmo que fez o gol do título. O mesmo Basílio que em 1977 faria o histórico gol do título do Corinthians sobre a Ponte Preta, tirando o Timão da fila. Com o empate sem gols persistente, o título teve de ser decidido nos pênaltis.

Zé Carlos, pelo Santos, e Isidoro, pela Portuguesa, abriram as cobranças e não balançaram as redes. Na sequência, Carlos Alberto e Edu converteram para o Peixe enquanto Calegari e Wilsinho pararam em Cejas e no travessão, respectivamente. Com isso, o placar estava 2 a 0 para o time da Vila com duas cobranças restantes para cada equipe. Entretanto, o árbitro encerrou a disputa como se estivesse decidida, mesmo com a Lusa ainda tendo chances de empatar.

Após a confusão de Armando Marques, e que foi aceita por muita gente, inclusive jogadores da Portuguesa, uma reunião foi feita pela Federação Paulista de Futebol e ficou decidido que os dois times dividiriam o título. Com isso, os dois times contam com o troféu do Campeonato Paulista de 1973.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.