Santos joga mal e apenas empata com o São Bernardo na abertura do Paulista

  • Por Jovem Pan/Agência Estado
  • 30/01/2016 19h00
SP - PAULISTÃO/SANTOS X SÃO BERNARDO - ESPORTES - Gabriel, do Santos, em partida contra o São Bernardo, válida pela 1ª rodada do Campeonato Paulista 2016, realizada no estádio Vila Belmiro (Urbano Caldeira), em Santos, neste sábado (30). 30/01/2016 - Foto: GUILHERME KASTNER/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO Agência Estado Gabriel marcou o primeiro gol do Santos no Paulista e garantiu empate diante do São Bernardo

Atual campeão, o Santos abriu o Campeonato Paulista 2016 e teve que suar para arrancar um empate diante do São Bernardo, neste sábado (30), na Vila Belmiro. Sob forte calor na baixada santista, o Peixe jogou mal, saiu atrás no placar e só conseguiu igualar o marcador no final do segundo tempo.

Com força máxima no primeiro jogo oficial no ano, o Alvinegro foi surpreendido pela equipe do ABC paulista que abriu o placar logo aos 8 minutos de jogo, quando a zaga falhou em cruzamento na área e a bola sobrou para o zagueiro Luciano Castán que, na entrada da pequena área, fez o primeiro do “Bernô”.

O empate santista veio apenas aos 36 minutos da segunda etapa quando, depois de muito insistir, o Peixe finalmente furou o bloqueio do São Bernardo. O gol saiu depois que Neto Berola lançou Lucas Lima que fez belo cruzamento para Gabriel que marcou de cabeça.

Após a estreia em casa, o Santos volta a campo na próxima quarta-feira (3), diante da Ponte Preta, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o São Bernardo encara o Oeste de Itápolis, na terça (2), no estádio Treze de Maio, no ABC paulista.

Dorival Junior perdeu poucos jogadores (Marquinhos Gabriel e Geuvânio foram embora, e David Braz está machucado), mas as férias e os treinos pesados da pré-temporada tiraram velocidade e precisão do time. O toque de bola envolvente e os contragolpes fulminantes armados por Lucas Lima voltarão a sair à medida que os jogadores ganhem fôlego e ritmo de jogo, mas enquanto isso não acontece a qualidade técnica é que terá de fazer a diferença, porque fisicamente os times pequenos sempre começam o Paulistão em vantagem por começarem a se preparar em dezembro.

O início do jogo deste sábado na Vila deixou isso claro. O São Bernardo marcava forte, não deixava o Santos se organizar e, quando tinha a bola, não a rifava. Trocava passes e ia para o campo de ataque. 

Aos dez minutos, uma sequência de bobeadas que começou com o goleiro Vanderlei cedendo um escanteio de graça num cruzamento fácil terminou no gol de Luciano Castán.

O time do ABC incomodava o Santos e poderia ter continuado a incomodar, mas depois de fazer o gol parece ter considerado que sua missão ofensiva estava cumprida. E se trancou em seu campo sem a menor ambição de sair de lá.

O Santos ficava no ataque, mas o problema é que Lucas Lima – que recebia todas as bolas para tentar tirar da cartola um passe genial que rompesse a muralha amarela – não conseguia encontrar o trio de atacantes, todos apagados e entregues à marcação. Quando se mexiam, eram quase sempre pegos em impedimento.

A única chance da equipe na primeira etapa foi numa cabeçada de Gustavo Henrique. Livre, com tudo a favor para fazer o gol, ele tocou em cima do goleiro Daniel.

O Santos voltou do intervalo com Serginho no lugar de Thiago Maia. Era uma tentativa de desafogar Lucas Lima na criação, mas não funcionou. E o time rodava a bola na intermediária sem conseguir colocar a defesa do São Bernardo em apuros.

TUDO OU NADA – Com o passar do tempo os jogadores santistas foram dando sinais de cansaço. E o São Bernardo percebeu que, com um pouquinho de ousadia, poderia chegar ao segundo gol.

Entre os 22 e 28 minutos a equipe criou quatro chances para fazer o segundo gol e nocautear o Santos. Não teve competência para fazer, e pagou caro por isso. Dorival Junior foi para o tudo ou nada ao tirar Renato para colocar mais um atacante, Neto Berola. Era uma aposta arriscada, ainda mais tendo dois zagueiros lentos como Lucas Veríssimo e Gustavo Henrique sem proteção. Mas deu certo.

Aos 36 minutos, numa inversão de papéis, Neto Berola fez um passe em profundidade para Lucas Lima. O meia foi à linha de fundo e, tirando proveito da saída desastrosa do goleiro, levantou no segundo pau para Gabriel marcar de cabeça. Havia tempo para a virada. Mas não houve quem ajudasse Lucas Lima a evitar o tropeço em casa.

Após o empate na estreia, o Santos voltará a campo pelo Paulistão na próxima quarta-feira, contra a Ponte Preta, às 21h45, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Já o São Bernardo terá pela frente o Oeste, já nesta terça, às 19 horas, no ABC.

Confira os gols da partida:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.