Borja assume artilharia da Libertadores e vira 100º maior goleador do Palmeiras

  • Por Jovem Pan
  • 04/10/2018 08h31
Palmeiras/ DivulgaçãoBorja tem 19 gols em 2018

A relação de Miguel Borja com a Copa Libertadores é especial. Ele já foi campeão do torneio em 2016 (pelo Atlético Nacional) e agora tem se destacado pelo Palmeiras também. Nesta quarta-feira (3), o colombiano fez gol na vitória contra o Colo Colo e por isso assumiu a liderança na artilharia do torneio, além de entrar para o top 100 de maiores goleadores do Verdão.

Borja disputou 10 jogos pela Libertadores de 2018 e fez 9 gols. Portanto a média excelente, com quase um gol por partida. Por enquanto o palmeirense está empatado na artilharia da Libertadores com Wilson Morelo, que é do Independiente Santa Fé, time já eliminado. Borja terá pelo menos mais duas partidas para tentar se isolar na lista. O Palmeiras se classificou para a semifinal e enfrentará Boca Juniors ou Cruzeiro, que se enfrentarão nesta quinta-feira (4).

O Palmeiras já teve quatro artilheiros da Libertadores: Tupãzinho (1968, com 11 gols), Lopes (em 2001, com nove gols), Marcinho e Washington (ambos em 2006, com cinco gols cada um). Agora Borja tem grandes chances de ser o quinto, pois a concorrência é pequena. Entre jogadores não eliminados, o maiores goleadores são Everton (Grêmio) e Thiago Neves (Cruzeiro), com 5 gols apenas.

E toda essa boa fase na Libertadores já colocou Borja na história do Palmeiras. Afinal, com 29 gols vestindo o manto alviverde, ele está na 100ª posição entre os maiores artilheiros do clube, dividindo a posição com 3 jogadores: Müller, Enéas e o volante Dudu.

Borja teve dificuldades de adaptação no Palmeiras, mas tem feito ótima temporada em 2018. Antes, já tinha sido artilheiro do Campeonato Paulista, com 7 gols. Ele também já possui outras marcas importantes com a camisa do clube, como a presença no top 10 de estrangeiros com mais gols em todos os tempos – atualmente está na 10ª posição.