Cruzeiro fez pressão no juiz antes de começar jogo polêmico contra Palmeiras

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2018 08h59 - Atualizado em 13/09/2018 09h00
Palmeiras/ Divulgação Wagner Reway errou feio em jogo do Flamengo no Brasileirão

O juiz Wagner Reway, que foi muito criticado após o jogo entre Palmeiras e Cruzeiro, nesta quarta-feira (12), já entrou em campo sob pressão. Ele foi criticado duramente pela diretoria celeste durante a semana. Houve até uma nota oficial divulgada pelo clube para destacar “erros graves” do árbitro.

O comunicado foi divulgado no sábado (8), porque o Cruzeiro se sentiu prejudicado no jogo contra o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. Então o clube manifestou preocupação: “o árbitro escolhido foi o mato-grossense Wagner Reway, que foi afastado logo na primeira rodada Série A deste ano, quando cometeu erros considerados graves na partida entre Vitória e Flamengo”.

O principal erro foi a marcação de um pênalti contra o Flamengo quando a bola bateu no rosto de Everton Ribeiro. Depois daquele jogo, Reway de fato ficou afastado e só voltou a apitar um jogo do Brasileirão um mês depois. Ao todo ele já apitou 7 partidas da Série A.

O Cruzeiro admite que constantemente faz pressão contra a arbitragem: “estamos muito preocupados com o jogo de quarta-feira, que é de mata-mata. Já estive três vezes na CBF conversando com o Coronel Marinho e o Alício Pena Júnior, e todos colocaram que está sendo cobrado da arbitragem para que se faça reciclagem. Mas nós estamos realmente sendo prejudicados”, declarou o diretor de futebol Marcelo Dijan.

O curioso é que, na nota oficial, o Cruzeiro temia um favorecimento para o time da casa. Mas na prática, no Allianz Parque, o Palmeiras se sentiu prejudicado. O diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, protestou muito após a partida e pediu punição a Reway: “o que aconteceu é um lance em que ele foi contra a própria recomendação. Se é um lance capital de jogo, segue e depois se analisa no VAR. O erro aconteceu por ser precipitado, porque parou o lance. Foi um lance em que ele foi totalmente contra a recomendação da CBF, e espero que ele seja punido por isso”.

O juiz viu falta de Edu Dracena no goleiro Fábio, em lance que resultou em gol de Antônio Carlos. O árbitro apitou a irregularidade antes da finalização e por isso não podia consultar o VAR. O zagueiro palmeirense reclamou exatamente do juiz ter marcado falta antes do lance acabar: “orientaram a gente para não parar. No meu ver, não foi feito isso. A bola estava entrando no gol e ele já estava dando a falta”.

Veja na íntegra a nota que o Cruzeiro divulgou sobre o juiz antes da partida contra o Palmeiras:

Após mais uma partida em que o Cruzeiro foi novamente prejudicado pela arbitragem, contra o Sport, em Recife, o Diretor de Futebol Marcelo Djian e o técnico Mano Menezes externaram suas preocupações para o pesado jogo da próxima quarta-feira, contra o Palmeiras, o primeiro da semifinal da Copa do Brasil.

Para o duelo, o árbitro escolhido foi o mato-grossense Wagner Reway, que foi afastado logo na primeira rodada Série A deste ano, quando cometeu erros considerados graves na partida entre Vitória e Flamengo (leia mais aqui).

A escolha pelo juiz de Mato Grosso, que ficou meses na geladeira e voltou a apitar jogos da primeira divisão apenas recentemente, é vista como motivo de preocupação e alerta para a cúpula celeste.

“Estamos muito preocupados com o jogo de quarta-feira, que é de mata-mata. Já estive três vezes na CBF conversando com o Coronel Marinho e o Alício Pena Júnior, e todos colocaram que está sendo cobrado da arbitragem para que se faça reciclagem. Mas nós estamos realmente sendo prejudicados. O árbitro que foi colocado para quarta, pelas estatísticas, pende bastante para o time da casa. No jogo São Paulo x Ceará teve sete cartões amarelos para o Ceará [visitante]. Isso nos deixa preocupados. A gente espera que, apesar da Copa do Brasil ter o VAR [árbitro de vídeo], estes erros não aconteçam. Mas, não deixa de ser uma inquietação para nós do Cruzeiro”, destacou Djian.

“O que eles nos falam [na CBF] é que os erros acontecem contra todas as equipes. Mas, para nós que realmente estamos aqui ligados diretamente, têm sido erros muito grosseiros como o de hoje, um gol em que o jogador [Barcos] estava em totais condições e houve a anulação. Isso nos deixa muito preocupados para um jogo como o da Copa do Brasil”, disse, fazendo referência à partida contra o Palmeiras.

O técnico Mano Menezes também opinou sobre a escolha de Reway para o importante jogo da semana que vem.

“O árbitro não é da primeira linha. É um árbitro que apitou recentemente São Paulo x Ceará e deu sete cartões amarelos para o time visitante. Então, é um árbitro que tem o pulso meio nervoso, que quando a torcida grita, daqui a pouco está dando cartão amarelo para quem está jogando como visitante. Vamos nos cuidar também, nos preparar, para que tudo seja dentro da legalidade dentro do campo e que o melhor vença, que é a intenção de todo mundo”, alertou o treinador.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.