Palmeiras deixa de ser ‘freguês’ do São Paulo, mas não comemora

  • Por Jovem Pan
  • 18/03/2019 09h32
Palmeiras/ Divulgação Palmeiras passou a vencer o São Paulo com frequência nos últimos anos

Nos últimos 10 anos, o São Paulo perdeu a maioria dos clássicos contra o Palmeiras, mas podia se orgulhar de uma coisa: tinha vantagem histórica contra o rival, pois somava mais vitórias no “Choque-Rei”, levando em conta qualquer conta. Mas isso mudou após o confronto de sábado (16). Agora o Verdão tem o mesmo número de vitórias que o Tricolor. Só não pode comemorar esse feito porque usa outros critérios em estatísticas.

De acordo com a contagem mais famosa, adotada inclusive pelo São Paulo, o “Choque-Rei” já foi disputado 318 vezes, com 108 vitórias para cada time e mais 102 empates.

Mas o Palmeiras discorda, pois sempre considera partidas que tiveram qualquer duração – até mesmo jogos do Torneio Início, que tinham 15 minutos. Além disso, o Verdão não leva em consideração os clássicos feitos contra o São Paulo de 1930 a 1935.

Esse período é excluído porque o Tricolor precisou ser refundado – houve um “breve encerramento” do departamento de futebol, como o próprio clube define em seu site. Até hoje a data causa polêmica internamente, mas oficialmente o clube adota 1930 como ano de fundação.

E levando em conta essas divergências de critério, o Palmeiras contabiliza uma desvantagem no Choque-Rei. O Verdão divulga que foram realizados 312 clássicos, com 108 vitórias do São Paulo, 105 do Palmeiras e 99 empates.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.