Palmeiras pega o Colo-Colo para tentar voltar à semifinal da Libertadores depois de 17 anos

  • 20/09/2018 08h30
Cesar Greco/Agência Palmeiras/Divulgação Campeão em 1999, Felipão está de volta ao comando do Palmeiras para tentar levar o time ao segundo título da Libertadores

Campeão da Libertadores da América em 1999, o Palmeiras está em busca do segundo título da competição continental desde então. Já foram oito tentativas e o mais próximo que o clube alviverde chegou foi em 2000, quando perdeu para o Boca Juniors na decisão e 2001, quando parou nas semifinais, novamente diante dos argentinos.

A partir de 2001, o Palmeiras nunca mais conseguiu chegar à semifinal da Libertadores da América, mesmo com seis participações. Mas, nesta quinta-feira (20), o Verdão tem a chance de mudar esse retrospecto e tentar avançar à penúltima fase. O time comandado por Luiz Felipe Scolari encara o Colo-Colo às 21h45min, no estádio Monumental, em Santiago, no Chile.

Será o primeiro confronto entre as equipes pelas quartas de final da competição continental. E apesar de ser um jogo difícil, o Palmeiras está otimista, já que o time além de ter feito a melhor campanha na fase de grupos, conta com um bom retrospecto como visitante na atual edição da Libertadores da América e também nas partidas contra times chilenos.

A Jovem Pan relembra as últimas participações do Verdão, quando o time frustrou sua torcida não conseguiu chegar à semifinal da Libertadores da América. Confira:

2005

Em seu retorno à competição continental depois de quatro anos (e um rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro), o Palmeiras acabou parando nas oitavas de final. O algoz alviverde foi o rival São Paulo, que venceu as duas partidas: 1 a 0 no antigo Parque Antártica e 2 a 0 no Morumbi. O Tricolor acabou se tornando campeão da Libertadores naquele ano.

2006

Assim como aconteceu no ano anterior, o Palmeiras caiu novamente nas oitavas de final. Mesmo com os experientes Gamarra, Juninho Paulista e Edmundo no time, o Verdão não conseguiu superar o São Paulo. No primeiro confronto, empate em 1 a 1 no Parque Antártica. No segundo, disputado no Morumbi, vitória por 2 a 1.

2009

A Libertadores da América de 2009 reservou muitas emoções aos torcedores palmeirenses. O time conseguiu avançar até as quartas de final, após uma disputa de pênaltis marcante contra o Sport onde brilhou a estrela do goleiro Marcos. No entanto, na antepenúltima fase, o Verdão acabou caindo diante do Nacional, do Uruguai, em uma disputa bastante equilibrada.

2013

Campeão da Copa do Brasil e rebaixado (pela segunda vez) à Série B do Brasileirão em 2012, no ano seguinte o Palmeiras disputou a Libertadores da América. Com um time limitado, o Verdão conseguiu chegar as oitavas de final e mesmo após ter empatado sem gols fora de casa com o Tijuana, perdeu a classificação no Pacaembu, com uma derrota por 2 a 1, com uma falha do goleiro Bruno.

2016

Campeão da Copa do Brasil em 2015 e com um time repleto de estrelas, a expectativa do torcedor palmeirense na Libertadores da América de 2016 era grande. Tão grande que a obsessão se transformou em frustração, com o time sendo eliminado ainda na fase de grupos, ficando atrás de Rosário Central e Nacional, do Uruguai.

2017

Depois de uma década, o Palmeiras voltou a disputar duas Libertadores da América seguidas. Mas, o time não conseguiu ir muito longe. Após uma fase de grupos razoável, o Verdão encarou o Barcelona, do Equador, nas oitavas de final e acabou sendo surpreendido, sendo eliminado nos pênaltis diante de sua torcida, no Allianz Parque.

Divulgação / Cesar Greco / Agência Palmeiras

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.