Palmeiras sofreu com dificuldades que devem se repetir no Campeonato Paulista

  • Por Jovem Pan
  • 21/01/2019 09h45
Palmeiras/ Divulgação O Palmeiras foi bem marcado pelo Red Bull

O primeiro jogo do Palmeiras no Campeonato Paulista foi decepcionante, pois o time mostrou pouco intensidade, não conseguiu superar uma forte retranca e só empatou com o Red Bull Brasil. Mas é melhor o Verdão se acostumar com essas dificuldades e encontrar formas de superá-las, pois a tendência é que elas se repitam no decorrer do estadual.

A maior dificuldade é física. Enquanto o Palmeiras teve apenas duas semanas para se preparar para a estreia, as equipes do interior estão treinando desde o ano passado para o Campeonato Paulista. E isso é especialmente ruim para o Verdão, que tem um estilo de jogo que depende da intensidade física. Os jogadores precisam estar 100% para fazer um ataque rápido e vertical, além de marcar individualmente muitas vezes.

Na partida contra o Red Bull, o Palmeiras só conseguiu praticar essa tática durante cerca de 20 minutos. Depois a equipe caiu de ritmo, tomou um gol e não se recuperou em momento nenhum.

Para evitar isso, Felipão provavelmente vai formar duas equipes diferentes, como fez no ano passado. Assim os jogadores não atuarão com tanta frequência, terão mais tempo para recuperação física e poderão jogar com mais intensidade quando forem escalados. Mas é algo que só será ajustado com o tempo, até porque o entrosamento também será afetado.

Outra dificuldade para o Palmeiras será o aumento das retrancas adversárias. No Campeonato Brasileiro o Verdão enfrentou muitos times que o atacavam e por isso conseguiu vencer com contra-ataques rápidos. Mas no estadual isso dificilmente vai acontecer.

Os times do interior vão recuar e deixar que o Verdão tenha a posse de bola. A missão do time de Felipão será encontrar jogadas mais trabalhadas para fugir disso, em vez de apostar só em cruzamentos e ligações diretas, como fez contra o Red Bull. Além disso, é preciso se prevenir melhor de contra-ataques, pois o time de Campinas conseguiu ser perigoso em alguns momentos.

Enfim, o empate com o Red Bull não chega a ser um problema para o Palmeiras, afinal foi só o primeiro jogo no Paulista. Mas é uma partida que deixa vários exemplos do que o time enfrentará a partir de agora. Resta ver se Felipão e companhia vão aprender com os problemas e erros apresentados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.