Palmeiras tem tropeçado em casa e liga alerta para Libertadores

  • Por Jovem Pan
  • 13/09/2018 11h19
Cesar Greco/Agência PalmeirasPalmeiras tem conseguido resultados melhores fora do Allianz Parque

Jogar em casa normalmente é uma grande vantagem para times de futebol. Mas isso tem sido um problema para o Palmeiras em 2018, principalmente em competições de mata-mata. O Verdão tropeçou na maioria dos jogos deste tipo, como aconteceu contra o Cruzeiro, nesta quarta-feira (12), pela Copa do Brasil. É um sinal de alerta para o time antes das quartas de final da Copa Libertadores.

Até agora o Palmeiras disputou 10 jogos de mata-mata em casa. Foram apenas 4 vitórias nestas partidas e contra times de menor tradição (Alianza Lima-PER, Junior-COL, Bahia e Novorizontino).

Os tropeços em casa foram 2 empates (contra América-MG e Boca Juniors) e 4 derrotas (contra Santos, Corinthians, Cerro Porteño-PAR e agora Cruzeiro). Na maioria destes casos o time mostrou pouca criatividade para furar retrancas e muito nervosismo diante da pressão da torcida. A expectativa enorme de títulos nesta temporada parece criar uma dificuldade a mais para os jogadores, que tomam atitudes com pressa e nervosismo.

E mesmo quando os jogos não são de mata-mata, o Palmeiras tem aproveitamento abaixo da média. Misturando todas partidas oficiais de 2018, o Verdão tem aproveitamento de apenas 66,7% dos pontos disputados no Allianz Parque. Entre os 12 principais times do Brasil, é apenas a 7ª melhor média. Já fora de casa a equipe tem o melhor aproveitamento disparado, com 67,9%. É isso mesmo: no ano, o Palmeiras tem conseguido resultados melhores fora de casa do que dentro.

Pelas quartas de final da Libertadores, o Palmeiras vai decidir em casa, no dia 3 de outubro, contra o Colo Colo. Como fez a melhor campanha na fase de grupos, poderá decidir todos duelos no Allianz Parque, inclusive se chegar até a final. Normalmente seria uma grande vantagem. Mas com o histórico de 2018 isso pode até ser preocupante.