Sem laterais, Felipão terá que improvisar contra o Grêmio; confira as opções

  • Por Jovem Pan
  • 11/10/2018 20h00
César Greco/Agência Palmeiras/DivulgaçãoLuiz Felipe Scolari terá trabalho para escalar o Palmeiras no jogo contra o Grêmio

Não é apenas o Grêmio que entrará em campo com desfalques no domingo (14), às 16 horas, no estádio do Pacaembu. O Palmeiras também não poderá contar com alguns de seus principais jogadores para a partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Victor Luís e Felipe Melo vão cumprir suspensão automática, Gustavo Gómez e Miguel Borja foram convocados por suas respectivas seleções, e Marcos Rocha lesionado, ganharam nesta quinta-feira (11) a companhia de Mayke e Diogo Barbosa, suspensos pelo STJD.

Com isso, Luiz Felipe Scolari não contará com nenhum dos quatro laterais do elenco profissional para o duelo decisivo contra o Tricolor Gaúcho. Logo, terá que improvisar outro jogador na posição ou até mesmo mudar o esquema tático da equipe. Confira as opções do treinador:

Jean e Nico Freire

Jean atua no meio de campo, mas sua origem é a lateral-direita. Tanto que em 2016, em seu primeiro ano defendendo o Palmeiras, o camisa 17 atuou na posição em boa parte da campanha vitoriosa do Campeonato Brasileiro.

O mesmo acontece com Nico Freire, zagueiro contrato por empréstimo junto ao PEC Zwolle, da Holanda, mas que ainda não atuou pelo Verdão. No início da carreira, quando defendia o Argentinos Juniors, o camisa 4 atuou como lateral-esquerdo.

Nico Freire é opção para ocupar a lateral-esquerda do Palmeiras

A entrada do argentino na equipe, pode significar um aumento na estatura da defesa alviverde e uma arma no ataque. O zagueiro tem 1,86 metros e nos treinamentos do time se destaca pela impulsão e jogadas aéreas.

De 4-3-3 para 3-5-2

Na partida de ida das quartas de final da Libertadores da América, quando o Palmeiras vencia o Colo-Colo por 1 a 0, Luiz Felipe Scolari sacou Thiago Santos e colocou Gustavo Gómez, alterando o esquema de jogo do time do tradicional 4-3-3 para o 3-5-2.

Contra o Colo-Colo, Gustavo Gómez entrou em campo e o Palmeiras jogou com três zagueiros

A mudança deu resultado. O Verdão se fechou atrás e ainda ampliou a vantagem no placar para 2 a 0, encaminhando sua classificação para as semifinais da competição continental. Agora, diante do Grêmio, o treinador pode optar pela alteração tática novamente.

Antônio Carlos e Edu Dracena, dupla que deve entrar em campo no domingo, ganharia a companhia de Luan, ou até mesmo Nico Freire. Com isso, o time jogaria sem laterais e com dois meias ou até mesmo atacantes mais recuados atuando pela beirada do campo.

Reforços da base

Uma das opções para Luiz Felipe Scolari para domingo seria utilizar as Crias da Academia. No entanto, além do risco de “queimar” os garotos, o treinador não conta com o principal lateral da base: Luan Cândido, que está servindo a Seleção Brasileira Sub-20.

Com isso, resta Matheus Rocha e Lucas Esteves, outros laterais da base alviverde. Eles chegaram até a treinar com o time principal ao longo da semana, mas é pouco provável que sejam aproveitados diante do Grêmio. No máximo podem ser relacionados para o banco de reservas.

Matheus Rocha treinou entre os profissionais durante a semana