Cinco fatores fazem Abel Braga virar prioridade de Santos, Flamengo e Vasco

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2018 15h58
NELSON PEREZ / FLUMINENSE FCAbel Braga se

A busca por técnicos para 2019 tem um curiosidade: três grandes times do Brasil estão tratando Abel Braga como prioridade. O técnico está desempregado e tem sido disputado por Santos, Flamengo e Vasco. E existem 5 motivos simples que explicam essa procura.

Experientes em alta

Alguns times do Brasileirão só se ajustaram em 2018 após a troca de um técnico inexperiente por outro mais veterano. É caso do campeão Palmeiras, por exemplo. Isso mostrou para alguns dirigentes que vale a pena apostar nos treinadores mais velhos. Porém, poucos estão em atividade e desempregados. Abel virou um técnico raro neste contexto.

Profissionalismo

Abel se destacou recentemente por atitudes de profissionalismo extremo. Em primeiro lugar por não aceitar propostas no meio do ano. Ele entende que isso acaba alimentando a instabilidade dos técnicos. E a atitude mais bonita foi quando ele treinou o Fluminense apenas 2 dias depois do filho morrer. O clube tinha liberado o técnico, mas ele voltou ao serviço e foi extremamente aplaudido, inclusive pela torcida adversária, no primeiro jogo que participou.

Trabalhos com elencos limitados

Abel Braga está acostumado a lidar com elencos limitados fracos. E provavelmente é isso que ele vai encontrar no Santos e no Vasco. Por mais que esses times contratem para 2019, será uma grande reformulação. Por isso é necessário um técnico que consiga se adaptar rapidamente.

Trabalhos com jovens

Abel Braga mostrou na carreira que sabe lidar com jovens. Santos e Flamengo estão com gerações promissoras nas categorias de base, mas agora precisam de um técnico que saiba fazer a transição destes jogadores para o time profissional. Poucos treinadores sabem fazer isso com competência hoje em dia.

Diretorias blindadas

Abel Braga costuma chamar muita atenção para si e às vezes assume responsabilidades que nem são dele. Isso aconteceu com frequência no Fluminense, o que deixou a diretoria do Tricolor blindada de críticas muitas vezes. Santos, Flamengo e Vasco possuem um cenário político conturbado atualmente, então é importante ter um técnico que ofereça proteção desta forma.