Garçom, baixinho e veloz: conheça Soteldo, o primeiro reforço do Santos em 2019

  • Por Jovem Pan
  • 12/01/2019 18h45
Reprodução TwitterEm 2018, pela La U, Soteldo marcou sete gols em 37 jogos disputados

O Santos demorou, mas confirmou neste sábado (12) o seu primeiro reforço para a temporada. Trata-se do venezuelano Yeferson Soteldo, de 21 anos. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o meia-atacante se destacou atuando no futebol de seu país e no Chile.

Com apenas 1,60 metros, é um jogador extremamente veloz que costuma atuar pelos lados de campo, mas por conta da qualidade no passe, também pode atuar centralizado pelo meio. Além disso, finaliza bem de média distância com as duas pernas.

Soteldo iniciou a carreira no Zamora, da Venezuela, tendo as primeiras chances entre os profissionais na temporada 2013/2014, quando tinha 17 anos. Seu melhor momento pelo clube foi três anos depois, quando se sagrou campeão nacional, anotando 12 gols e 47 jogos.

As boas atuações o levaram a seleção venezuelana, onde participou de cinco partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Em 2017 disputou o Sul-Americano e o Mundial Sub-20, sendo o grande nome de seu país nas competições.

Neste mesmo ano, foi negociado com o Huachipato, do Chile, por quem entrou em campo 29 vezes e anotou seis gols. Em 2018, Soteldo foi emprestado ao Universidad de Chile para a disputa da Libertadores da América.

Não fez uma boa competição continental, mas na Liga Chilena ajudou o time a ficar na terceira posição da tabela de classificação. Em 26 jogos, balançou as redes cinco vezes e foi o responsável por sete passes que resultaram em gol.

Perfil do novo reforço do Peixe:

Nome: Yeferson Julio Soteldo Martínez

Nascimento: 30/06/1997 – Acarigua (Venezuela)

Clubes: Zamora/VEN, Huachipato/CHI e Universidad de Chile/CHI