“Houve precipitação”, diz CBF sobre divulgação do provável doping de Diogo Vitor

  • Por Jovem Pan
  • 01/05/2018 15h17 - Atualizado em 01/05/2018 15h21
Ivan Storti/Santos/Divulgação Diogo Vitor, santos O jovem Diogo Vitor já havia sido suspenso preventivamente pelo Santos

Presidente da Comissão de Controle de Doping da CBF, Fernando Solera desaprovou a divulgação do provável doping de Diogo Vitor por parte do Santos. Em entrevista exclusiva ao repórter Wanderley Nogueira, da Rádio Jovem Pan, a maior autoridade do assunto no Brasil disse que o correto seria o clube alvinegro ter esperado o resultado do exame de contraprova antes de publicar a informação. O problema, segundo Solera, foi o Peixe ter sido notificado por organizações antidoping antes da confirmação da ilegalidade na chamada “prova B”.

“Aconteceu uma precipitação”, definiu Solera. “As organizações antidoping não devem notificar e abrir para o público um resultado analítico adverso antes do exame de contraprova. Muitas pessoas dizem: ‘ah… mas é muito difícil uma contraprova não se confirmar’. Eu concordo, mas não é impossível. No caso do Diogo, ainda há a possibilidade de a contraprova dar negativa. E aí, todos nós já sabemos da situação dele e houve inúmeros comentários que podem ter sido desnecessários”, acrescentou.

Solera explicou que a “imprensa não tem culpa” e que “ela está no seu papel” de divulgar informações. O problema, segundo ele, é o vazamento da notícia para os jornalistas antes da confirmação.

“Infelizmente, houve uma precipitação e acabou entrando no site do Santos a informação de que o Diogo tem um resultado positivo. Não, senhores! Ele não tem um resultado positivo. Ele tem um resultado analítico adverso. Que pode, inclusive, vir a ser negativo. A possibilidade é muito pequena, mas existem casos em que, na prova B, deu negativo. Então, o ideal era que a informação não tivesse sido vazada”, ressaltou.

“Não foi falta de ética. Eu jamais seria leviano de falar que o Santos não agiu com ética. Na verdade, eu acredito que o Santos agiu inocentemente ao colocar no seu site a informação”, finalizou.

O caso

O Santos divulgou na última quinta-feira, por meio de nota em seu site oficial, que o atacante Diogo Vitor, 21 anos, havia sido pego em exame antidoping realizado pela Federação Paulista de Futebol no jogo contra o Botafogo-SP, no dia 21 de março, pela volta da semifinal do Estadual.

A substância encontrada no organismo do jogador não foi divulgada pelo clube, mas, de acordo com informações extraoficiais, trata-se de um metabolito da cocaína.

O Santos afastou o atleta preventivamente e “se colocou à disposição” para ajudá-lo.

Diogo, por sua vez, nega ter usado cocaína.

O resultado do exame de contraprova sai nos próximos dias.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.