Santos ainda não levou gols no Paulista e tem bons números na defesa

  • Por Jovem Pan
  • 29/01/2019 13h38
Ivan Storti/Santos FCZagueiros Luiz Felipe e Gustavo Henrique começaram jogando bem em 2019

O desempenho defensivo do Santos no Campeonato Paulista tem sido impecável. Até agora, após 3 jogos, o time não levou sequer um gol. E existem outros números que chamam atenção e mostram que esse é o principal ponto forte do time treinado por Jorge Sampaoli.

Além de não sofrer gol, o Santos não toma sustos. Até agora o goleiro Vanderlei só teve que fazer 5 defesas e nem todas foram difíceis. É um número impressionante, pois os outros times do Paulista tiveram que fazer, no mínimo, 11 defesas no Paulista até agora.

Isso acontece porque o Santos tem bom desempenho em dois fundamentos básicos para defesa: desarmes e interceptações. É o 2º time que melhor desarma (acertando 93,8% das tentativas) e o 4º que melhor que corta passes (acertando 90% das tentativas).

A tática de valorizar a posse de bola, tradicional em times do técnico Sampaoli, também ajuda o Santos a ter uma defesa forte, afinal o time sofre menos ataques por estar controlando as partidas na maior parte do tempo. Até agora o Peixe teve em média 60% da posse de bola nos 3 jogos. Só o Corinthians tem um desempenho melhor nesse quesito, com média de 64%.

A melhor defesa é o ataque

Além de ter a melhor defesa, o Santos também está com o melhor ataque do Campeonato Paulista, com 7 gols marcados. Mas neste quesito o Peixe não está isolado, pois o São Paulo também marcou 7 vezes até agora.