Santos já está classificado, mas tem 3 questões para resolver na fase de grupos

  • Por Jovem Pan
  • 14/03/2019 11h49
Ivan Storti/Santos FCRodrygo ainda tenta se encaixar no time titular do Santos

O Santos se classificou com antecedência para a próxima fase do Campeonato Paulista. Mas isso não significa que o Peixe pode se acomodar nas duas rodadas finais. O técnico Jorge Sampaoli ainda tem pelo menos 3 questões para resolver.

Primeiro o Santos precisa garantir a liderança do Grupo A. O Peixe tem 23 pontos, mas o Red Bull Brasil está na cola, com 21. Os 2 times se enfrentarão nas quartas de final. E aquele que terminar na liderança do grupo terá a vantagem de decidir o duelo em casa.

Santos e Red Bull têm adversários de níveis parecidos nas rodadas finais. Ambos vão enfrentar uma equipe que tem chances de classificação e outra que luta contra o rebaixamento. O Santos pegará primeiro o Ituano, em casa. E depois, em Ribeirão Preto, enfrentará o Botafogo, que corre risco de cair. Já o Red Bull receberá primeiro o lanterna São Bento e depois enfrentará o Guarani em Campinas.

As outras questões que o Santos precisa resolver são relacionadas com a escalação do time. Sampaoli tem uma vaga aberta no sistema ofensivo. Carlos Sánchez, Jean Mota e Derlis González são titulares absolutos, pois tiveram ótimo desempenho na temporada. Mas Rodrygo, Cueva e Soteldo disputam a outra posição. O primeiro é favorito, mas Sampaoli ainda não encontrou a forma ideal de escalá-lo. Tem sido mais fácil encaixar meias no time, como o peruano e o venezuelano.

Por fim, a terceira questão pendente do Santos é a lateral esquerda. Sampaoli teve que fazer improvisos até a contratação de Felipe Jonatan. Mas ainda é cedo para dizer que o jovem ex-Ceará resolveu o problema do setor. Ele terá que mostrar nestas próximas partidas que realmente pode ser titular absoluto.

O Santos voltará a campo nesta sexta-feira (15), contra o Grêmio Novorizontino, às 20h30 (de Brasília). O jogo será no Estádio do Pacaembu.