Santos tem 1,4% de chances de ir para a Libertadores; veja a combinação necessária

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2018 18h15
Ivan Storti/Santos FCGabigol celebra com Cuca o gol anotado na derrota do Santos para o América-MG

A sequência de quatro derrotas no Campeonato Brasileiro dificultou ainda mais a situação do Santos na briga por uma das vagas na próxima edição da Libertadores da América. O time comandado pelo técnico Cuca foi do sétimo lugar para a 10ª posição na tabela de classificação e viu o Atlético-MG, concorrente direto, abrir sete pontos de vantagem: 53 contra 46.

No entanto, de acordo com o site Chance de Gol, o Peixe ainda tem 1,4% de chances de se classificar para a competição continental em 2019. Só que para isso acontecer, é necessária uma combinação de resultados, que vai desde o 100% de aproveitamento da equipe alvinegra na reta final a tropeços dos rivais.

O Santos vai enfrentar Botafogo e Atlético-MG nas duas próximas rodadas, com ambos os confrontos sendo disputados na Vila Belmiro, e encerra a sua participação na competição nacional de pontos corridos diante do Sport, em Recife. Para ir à Libertadores da América, o Peixe teria que vencer as três partidas, o que o levaria a 55 pontos.

Além disso, o Atlético-MG, sexto colocado com 53, não poderia vencer nenhum dos três jogos que restam. O time mineiro visita o Santos, encara o Internacional em Porto Alegre e se despede do Brasileirão contra o Botafogo, em casa. Caso o Galo faça dois pontos e chegue a 55, a disputa do sexto lugar seria definida pelo saldo de gols.

O mesmo acontece com o Atlético-PR, outro time que se encontra à frente do Santos – está em sétimo com 50 pontos. O Furacão não pode somar mais de quatro pontos. Os paranaenses encaram Corinthians e Ceará em casa e Flamengo no Rio. Mas, existe a possibilidade do Furacão ser campeão da Copa Sul-Americana, que garantiria sua participação na Libertadores de 2019.

Cruzeiro, 8º colocado com 49 pontos, não interfere na briga por uma vaga na próxima edição da competição continental, já que conquistou a Copa do Brasil e tem participação assegurada. O Botafogo, 9º com 47 pontos, pode ser superado pelo Peixe no confronto direto entre as equipes nesta quarta-feira (21).