Jean Mota brilha em vitória do Santos contra Ferroviária

  • Por Jovem Pan
  • 19/01/2019 18h59
Ivan Storti/Santos FC Jean Mota se destacou desde o início e fez o gol no 2º tempo

O Santos teve um herói improvável, neste sábado (19), na 1ª rodada do Campeonato Paulista. O meia Jean Mota, que já foi muito criticado no passado, teve boa atuação e fez o gol decisivo contra a Ferroviária. A vitória por 1 a 0 foi a primeira do técnico Jorge Sampaoli no Peixe, que agora é líder do Grupo A, com 3 pontos. A Ponte está em 2ª, pois empatou com o Oeste na estreia. Red Bull Brasil e São Caetano, que estão no mesmo grupo, ainda jogarão neste domingo (20), contra Palmeiras e Corinthians, respectivamente.

Como já era esperado, o Santos valorizou a posse de bola desde o início, por ordem do técnico Jorge Sampaoli, que costuma montar equipes dessa forma. Isso foi importante para evitar sustos, pois a Ferroviária não criou chances de gol.

Mas o ataque santista estava pouco inspirado. O único que realmente se destacou, desde o início, foi Jean Mota, que acertou 2 chutes perigosos – um deles, em cobrança de falta, mandou a bola na trave.

Fora isso, o que chamou atenção foi a variação tática do Santos, que alternou entre 4-4-2 e 4-3-1-2 diversas vezes durante o jogo. Essa versatilidade também é uma característica comum em alguns times comandados por Sampaoli.

Uma curiosidade do jogo é que a torcida aplaudiu muito o goleiro Vanderlei todas vezes que ele deu um passe certo com os pés. Isso porque foi especulado que o Santos quer contratar outro goleiro, que tenha mais habilidade para sair jogando. Mas os santistas mostraram que preferem apoiar Vanderlei.

No 2º tempo, Carlos Sánchez teve a primeira grande chance de gol no 2º tempo. Livre, perto da área, ele chutou para fora.

Depois disso, a intensidade do Santos, tão cobrada por Sampaoli, caiu drasticamente. Sem ritmo e debaixo de um sol forte (35º em Santos), o Peixe passou a fazer um jogo lento.

Isso só mudou aos 32min do 2º tempo, Jean Mota foi premiado pela boa atuação. Felippe Cardoso escorou para o meia, que chutou forte de novo e dessa vez acertou o gol, sem chances para o goleiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.