Reforços, novo técnico e eliminações: o que mudou desde o último clássico São Paulo x Santos

  • Por Jovem Pan
  • 12/09/2018 11h46 - Atualizado em 12/09/2018 11h47
Rubens Chiri / SPFC São Paulo só teve mudanças forçadas no time base

Em 20 de maio de 2018, São Paulo e Santos se enfrentaram no Morumbi pelo Campeonato Brasileiro. A partida terminou 1 a 0 para o time tricolor, com gol de Diego Souza. Desde então, muitas coisas mudaram, principalmente no Peixe, e agora os times vão duelar de novo. Eles estão em preparação para se enfrentarem no domingo (16), às 16h (de Brasília).

Depois daquela derrota, há quase 4 meses, o Santos sofreu bastante. Na época o time estava na Copa Libertadores e inclusive ia enfrentar o Real Garcilaso na partida seguinte. O Peixe se classificou na fase de grupos, mas foi eliminado na fase seguinte, em confronto polêmico contra o Independiente.

Restou somente o Campeonato Brasileiro para o Santos, mas desde aquele clássico a situação do time era complicada. Na época a equipe estava na 15ª posição. E isso só foi melhorar depois que houve uma mudança de técnico: Cuca substituiu Jair Ventura e aos poucos tem feito a equipe evoluir. Hoje o time está embalado, sem perder há 5 jogos, e no 8º lugar.

As mudanças na escalação são as mais visíveis. No time que jogou aquele clássico estavam atletas que nem estão mais no Santos, como Vitor Bueno e David Braz. Outros perderam espaço e não são titulares absolutos como eram na época, como Renato e Eduardo Sasha. Reforços importantes também forçaram mudanças, como Carlos Sánchez, Bryan Ruiz e Derlis González. E até garotos da base, como já é tradicional no Santos, ganharam mais oportunidades, principalmente os zagueiros Gustavo Henrique e Robson Bambu.

As mudanças no São Paulo foram mais discretas. O time também teve uma eliminação no caminho, para o Colón, na Copa Sul-Americana. Mas não foi algo traumático, pois o clube já estava mais focado no Brasileirão.

E desde o jogo contra o Santos a base do time tricolor já era parecida com a atual, tanto que Nenê e Diego Souza foram os principais destaques daquele clássico, como são até hoje. O que mudou de verdade foi a posição na tabela: após o clássico, o São Paulo ficou em 7º lugar apenas, pois tinha somado 4 empates e duas vitórias. Agora o time está na vice-liderança, empatado em pontos com o líder, Internacional, ficando atrás só por um gol de saldo.

As mudanças na escalação foram forçadas, pois Militão e Marcos Guilherme, que enfrentaram o Santos, acabaram negociados. Bruno Peres e Rojas conseguiram substituí-los bem até agora. Com tão poucas mudanças, o São Paulo só espera que o resultado do placar também não se altere na Vila Belmiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.