São Paulo precisa aprender com vexame de 2017 e fracassos frequentes em mata-mata

  • Por Jovem Pan
  • 08/05/2018 10h44 - Atualizado em 08/05/2018 15h47
Divulgação Conmebol Divulgação Conmebol São Paulo empatou com time argentino e foi eliminado em 2017

Desde 2013, o São Paulo já acumulou 18 eliminações em torneios de mata-mata. No ano passado, o time passou um dos piores vexames desse período, ao ser eliminado pelo Defensa y Justicia-ARG, pela Copa Sul-Americana. Agora a equipe vai fazer uma decisão no mesmo torneio, contra mais um time argentino, o Rosario Central, e precisará aprender com lições do passado para não passar por outro vexame. A partida será nesta quarta-feira (9), às 21h45 (de Brasília).

Em 2017, o São Paulo empatou com o Defensa na Argentina por 0 a 0. Na partida de volta o tricolor foi eliminado por causa de um empate por 1 a 1. O gol sofrido fora de casa fez diferença.

Diante do Rosario, o placar foi exatamente o mesmo daquele duelo de 2017: 0 a 0. Agora no Morumbi o time não poderá menosprezar o adversário, como fez no ano passado. O trabalho mental com os jogadores precisa ser bem feito, afinal eles passaram por eliminações recentes, contra Corinthians (Paulista) e Atlético-PR (Copa do Brasil).

Outra dificuldade para o técnico Diego Aguirre é preparar o time taticamente para enfrentar uma provável retranca. Em 2017, o Defensa conseguiu o empate por 1 a 1 no começo do 1º tempo. Depois recuou e conseguiu segurar o resultado. O Rosario deve ter uma postura parecida no Morumbi.

E um problema recorrente no São Paulo tem sido a queda de produção no 2º tempo de muitas partidas. Contra o Corinthians isso aconteceu nos dois jogos da semifinal do Paulista. Diante do Atlético-PR, o time voltou pior após o intervalo e sofreu o gol da eliminação. E no Brasileirão o time já passou por isso contra Fluminense e Atlético-MG, pois foi para o vestiário vencendo e saiu com dois empates.

Ao contratar Diego Aguirre, o São Paulo esperava que o técnico uruguaio fizesse o time ser mais “copeiro”, justamente por causa da esperança de conquistar o título da Sul-Americana. Se ele não conseguir vencer o Rosario na primeira fase da competição, com todo esse contexto traumático, será um grande fracasso para o clube.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.