São Paulo precisa aprender que não adianta só trocar técnicos

  • Por Jovem Pan
  • 15/02/2019 10h12
Rubens Chiri / SPFC Futebol São Paulo Leco Raí Leco e Raí terão que fazer mudanças no elenco também

Desde que Leco virou presidente do São Paulo, aconteceram 8 trocas de técnico. A mais recente, com a saída de André Jardine e a futura chegada de Cuca, pinta como solução para todos problemas. Mas na prática o Tricolor precisa aprender que não basta só mudar o treinador.

Cuca só vai assumir o São Paulo daqui a pelo menos 2 meses. Durante esse período, Vagner Mancini estará no comando interino. Mas o clube precisa usar esse período para adequar o elenco de acordo com aquilo que Cuca precisa.

E não vai ser fácil. Muitos jogadores do elenco do São Paulo não se encaixam naquilo que o novo técnico costuma implantar nos times que comanda.

Um exemplo: normalmente os ataques de Cuca são velozes na frente e agressivos na marcação. Mas o setor ofensivo do São Paulo tem muitos jogadores lentos atualmente, que não estão bem preparados para acelerar o jogo e ainda ajudar na marcação avançada. Nenê e Diego Souza, por exemplo, terão dificuldades no time de Cuca.

O sistema defensivo dos times de Cuca costumam ser organizados por marcações individuais, algo que o São Paulo não está acostumado. Jogadores brasileiros costumam se adaptar facilmente a isso, mas não dá para cravar que isso vai funcionar dessa vez. A maior preocupação é com os laterais, que já estavam falhando com Jardine. Pelo menos o miolo de zaga, com Arboleda, Bruno Alves e Anderson Martins, deve garantir uma boa defesa para Cuca.

Resta ver se o São Paulo vai dar liberdade para Cuca planejar essas mudanças. Caso isso não aconteça, o mais provável é que aconteçam novas trocas de técnico em breve.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.