Seis brasileiros seguem na Copa Libertadores; veja possíveis duelos da próxima fase

  • Por Jovem Pan
  • 09/05/2019 08h56
Conmebol/ DivulgaçãoGrêmio tem grandes chances de enfrentar um brasileiro ou paraguaio nas oitavas de final

Os jogos da Copa Libertadores nesta quarta-feira (8) definiram quase toda a fase de grupos. Faltam apenas as rodadas finais de duas chaves. Seis brasileiros estão garantidos nas oitavas de final, sendo que apenas o Alético-MG foi eliminado nesta etapa. Agora eles já conhecem a maioria dos possíveis adversários das oitavas de final.

Os duelos da próxima fase serão definidos por sorteio, que terá apenas uma regra: os times que se classificaram como líderes dos grupos só poderão enfrentar aqueles que passaram em 2º lugar nas chaves.

Quatro brasileiros já garantiram as lideranças dos grupos: Internacional, Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras. Outros 2 times paraguaios também terminaram na ponta, Cerro Porteño e Libertad.

Falta definir os líderes dos grupos C e G, em jogos que acontecerão nesta quinta-feira (9). No C provavelmente o Olimpia-PAR ficará na frente, pois só precisa de um empate com o lanterna da chave, Sporting Cristal-PER. E no G a vaga será de Athletico e Boca Juniors-ARG, que farão um confronto direto. Se o Furacão empatar ou vencer, 5 brasileiros estão classificados como líderes.

Vice-líderes

Seis times se classificaram como vice-líderes de seus grupos: Grêmio, River Plate-ARG, Emelec-EQU, LDU-EQU, Nacional-URU e San Lorenzo-ARG. Portanto a maioria dos brasileiros correrá risco de enfrentar equipes tradicionais de acordo com o sorteio. River Plate, Nacional-URU e Grêmio certamente são adversários indesejados na próxima fase.

Por enquanto, entre os vice-líderes, apenas um é brasileiro, o Grêmio. Mas o Athletico, se perder para o Boca Juniors nesta quinta, também entrará nessa lista. Em caso de vitória do Furacão, existe a chance de Tolima-COL ou Jorge Wilstermann eliminarem o Boca, mas é pouco provável, pois teriam que vencer o confronto direto com goleadas.

Outra vaga de vice-líder será decidida no Grupo C, sendo que todos os 4 clubes podem terminar nesta posição: Olimpia-PAR, Godoy Cruz-ARG e Universidad Concepción-CHI e Sporting Cristal-PER.

Resumo

Líderes de grupos garantidos: Internacional, Cruzeiro, Flamengo, Palmeiras, Cerro Porteño-PAR e Libertad-PAR. Duas vagas ainda serão definidas, sendo que Olimpia-PAR e Athletico são favoritos.

Eles vão enfrentar River Plate-ARG, Emelec-EQU, LDU-EQU, Nacional-URU, San Lorenzo-ARG e Grêmio. Duas vagas ainda serão definidas, mas provavelmente ficarão com os argentinos Godoy Cruz e Boca.

Na prática isso significa que provavelmente os brasileiros que se classificaram na liderança terão muita chance de enfrentar argentinos e equatorianos. E provavelmente todos argentinos classificados enfrentarão brasileiros ou paraguaios.