Volante Fred é pego no doping, e especialista acredita em punição rigorosa

  • Por Jovem Pan
  • 27/07/2015 13h28
Reprodução/CBF Volante Fred

Surpresa na Seleção Brasileira que disputou a Copa América, o volante Fred, do Shakhtar Donetsk, foi pego no exame antidoping durante e disputa da competição sul-americana no Chile. O jogador de 22 anos foi pego com o diurético hidroclorotiazida em seu organismo, substância proibida, já que pode ajudar a mascarar outras substâncias ilícitas.

Segundo o doutor Bernardinho Santi, especialista em doping, em entrevista a Wanderley Nogueira, da Rádio Jovem Pan, explicou a função do diurético. “É um diurético utilizado geralmente por hipertensos. Muitas vezes é utilizado por atletas para a perda de líquidos ou até para mascarar o uso de outras substâncias”, explicou. “Não é um medicamento utilizado para aumentar rendimento. É utilizado por atletas que praticam esportes de peso. Ou para eliminar ou esconder uma substância”.

Para o especialista, Fred deve ser punido pela WADA (Agência Mundial Antidoping). “A partir de janeiro de 2015 as punições passaram a ser muito rigorosas, a partir de quatro anos, e aí vão vendo os agravantes, em que circunstâncias ocorreu e pode diminuir a pena de acordo com o que ocorreu”, disse Bernardinho Santi. “Vão considerar a situação e os elementos que influíram para que isso acontecesse. Mas uma punição, com certeza, vai tomar”.

Ele considera improvável que o atleta tenha usado a substância por conta própria. “É difícil acreditar que um atleta tenha tomado isso sem que tenha sido orientado ou que tenha tomado por acidente. Uma atleta de futebol usar diurético é muito estranho. Não vai levar nenhuma vantagem. Pode ser um suplemento contaminado ou alguma coisa desse tipo”, opinou.

Um novo teste foi realizado e o resultado da contraprova do exame de Fred deve ser divulgado na próxima terça-feira.

Fred foi convocado por Dunga para a Copa América para substituir o volante Luíz Gustavo que acabou cortado da Seleção por conta de um problema no joelho. O jogador foi titular da equipe verde e amarela em duas oportunidades durante a competição: na vitória por 2 a 1 sobre o Peru e na derrota para a Colômbia, por 1 a 0.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.