Torcedores violentos não entrarão no Brasil durante a Copa América

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2019 10h17 - Atualizado em 13/05/2019 10h20
Fernando Frazão/Agência Brasil Treinadores das seleções no sorteio dos grupos da Copa América Brasil 2019, na Cidade das Artes.

Os torcedores estrangeiros que têm um histórico de episódios de violência serão proibidos de entrar no Brasil durante o período da Copa América 2019. A competição começa no dia 14 de junho, com a partida entre Brasil e Bolívia, no Estádio do Morumbi. A final acontecerá no Maracanã, em 7 de julho.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13) pela portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

De acordo com o documento, os órgãos de controle fronteiriço e de atividades de fiscalização migratória nos portos, aeroportos internacionais e pontos de fiscalização terrestre de migração estão instruídos a impedir a entrada no país de pessoa que conste nos sistemas de controle migratório como “membro de torcida envolvida com violência em estádios”.

Reconhecimento facial

Para aumentar ainda mais a segurança nos estádios, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) vai utilizar o sistema de reconhecimento facial para identificação de torcedores nos seis estádios onde serão disputadas as partidas.

De acordo com o gerente de Segurança do Comitê Organizador Local da Conmebol, Hilário Medeiros, esse será o primeiro evento no Brasil a trabalhar com o reconhecimento facial.

“Vamos deixar um banco de dados que será abastecido com informações de todo o mundo. Trabalhamos em parceria com os órgãos de segurança pública e a Interpol [organização internacional que ajuda na cooperação de polícias de diferentes países] para impedir que um indivíduo indesejado, que já tenha ou possa vir a causar distúrbios, entre nos estádios e perturbe o torcedor”, explicou.

Medeiros disse que, além da utilização do sistema de reconhecimento facial para coibir a presença de vândalos ou pessoas foragidas da Justiça nos estádios, um efetivo de 10 mil agentes de segurança privada será contratado pelo Comitê Organizador Local para o policiamento dentro dos estádios.

A Copa América Brasil 2019 será disputada em cinco cidades-sede: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, com a participação de 12 seleções, sendo dez da América do Sul: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; e duas convidadas: Catar e Japão.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.