Identificado funcionário da Fifa envolvido com cambistas; Dunga será intimado

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2014 14h53
RIO DE JANEIRO, RJ - 01.07.2014: COPA-INGRESSOS - Pelo menos três comissões técnicas de seleções, inclusive a brasileira, desviavam ingressos da Copa do Mundo para uma quadrilha de cambistas, segundo divulgou nesta terça-feira (1º) a Polícia Civil. (Foto: Diana Brito/Folhapress) Diana Brito/Folhapress Fraude em ingressos da Copa

Nesta quinta-feira (3), novas informações a respeito da gangue internacional de venda ilegal de ingressos foram trazidas à tona em coletiva de imprensa do delegado responsável pelo caso, Fábio Barucke, da Delegacia de Polícia do Rio de Janeiro.

Mais de 50 mil escutas telefônicas foram feitas para elucidar detalhes sobre a operação chefiada pelo argelino Lamine Foufana. Com mais da metade analisada, foi descoberto o primeiro nome, mantido em sigilo, do integrante da Fifa que facilitava a venda de bilhetes de jogos da Copa.

Foufana tinha carta branca e acesso livre dentro dos eventos da Federação, as investigações apontam que ele estava hospedado no hotel de luxo onde estão os membros da alta cúpula da entidade. Os ingressos revendidos por ele eram de patrocinadores, ONGs e até de cotas dadas às equipes que jogam o Mundial; há jogadores brasileiros sendo investigados.

Alguns nomes bastante conhecidos do futebol do Brasil apareceram nas gravações: Dunga, Jairzinho, Junior Baiano – este, inclusive, alugou um apartamento para Lamine –, Assis – irmão e empresário de Ronaldinho Gaúcho – e Carlos Alberto Torres. Destes, o ex-treinador da Seleção, Dunga, será chamado para depor, segundo Barucke.

Se ficar comprovado o envolvimento dos ex-jogadores com o esquema, eles podem deixar de ter o status de testemunhas e serem oficialmente indiciados como réus no Ministério Público.

Onze integrantes da gangue foram detidos e permanecerão presos até liberarem mais informações sobre o caso. Eles vendiam ingressos de alto luxo, com contato direto com a Match, agência oficial de turismo da Fifa.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.