Oitavas de final têm lágrimas do Brasil, sofrimento e prorrogações

  • Por Bruno Bataglin/Jovem Pan
  • 01/07/2014 22h05
Herói Júlio César é comemorado com os companheiros AFP Confira todas as emoções de Brasil x Chile pelas oitavas de final

As oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 foram encerradas nesta terça-feira (1) e somente oito seleções ainda seguem sonhando com a tão cobiçada taça: Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Holanda, Costa Rica, Argentina e Bélgica. A fase, aliás, ficou marcada por lágrimas brasileiras, sofrimento e nada menos do que cinco jogos com prorrogações em oito.

A etapa foi aberta no último sábado (28), com o duelo entre Brasil e Chile, que foi disputado no estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG), e, no tempo normal, as duas seleções ficaram no empate por 1 a 1. A Seleção Brasileira largou na frente, com gol de David Luiz, mas Alexis Sánchez deixou tudo igual para os chilenos.

Na prorrogação, as duas equipes não conseguiram sair da igualdade e a melhor chance de gol foi de Pinilla, que já no último minuto do segundo tempo extra, mandou no travessão e quase acabou com o sonho brasileiro. Nos pênaltis, brilhou a estrela de Julio César, que defendeu dois pênaltis e garantiu o triunfo por 3 a 2, mandando o Brasil para as quartas.

Um ponto que marcou o confronto do Brasil foi o choro do capitão Thiago Silva, que inclusive pediu para não cobrar pênalti, e do goleiro Julio César, que derramou lágrimas antes e depois de ser o herói da vez.

No segundo duelo do sábado, que definiu o adversário do Brasil na próxima fase, James Rodríguez foi o nome da Colômbia no Maracanã e, com dois gols, foi o principal responsável pelo triunfo por 2 a 0 sobre o Uruguai. Com o resultado, os colombianos seguiram adiante sem maiores problemas.

Se o sábado foi agitado, o domingo (29) de oitavas de final também foi de muitas emoções. No primeiro confronto do dia, disputado no estádio Castelão, em Fortaleza (CE), Holanda e México foram os protagonistas de um duelo memorável. Giovani dos Santos abriu o placar para os mexicanos aos dois minutos do segundo tempo e os representantes da América do Norte seguraram a vantagem até os 42 minutos, quando Sneijder empatou. Ainda houve tempo para Huntelaar, aos 48, anotar o segundo, após pênalti sofrido por Robben, e selar a classificação holandesa.

Pouco depois do triunfo da Holanda, a Costa Rica suou para se classificar contra a Grécia, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA). Bryan Ruiz fez 1 a 0 para os costarriquenhos aos seis minutos da etapa complementar, mas já no final do jogo, aos 45, Sokratis empatou para a seleção grega. A decisão foi para a disputa de pênaltis e a Costa Rica venceu por 5 a 3.

Na segunda-feira (30), o dia começou com a França derrotando a Nigéria pelo placar de 2 a 0, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). Os franceses sofreram para superar os africanos e os dois gols saíram já na reta final do embate. Pogba abriu o placar aos 34 do segundo tempo e, aos 46, Yobo marcou contra e garantiu os Bleus nas quartas de final.

Na partida que definiria o próximo oponente da seleção francesa, Alemanha e Argélia fizeram um jogo aberto no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). E depois de não sair nenhum gol no tempo regulamentar, na prorrogação os dois times saíram do zero. No minuto inicial do tempo extra, Schürrle abriu o marcador para os germânicos e, já no segundo tempo, aos 14, Özil ampliou a vantagem para 2 a 0. Ainda houve tempo para Djabou diminuir a desvantagem dos argelinos, mas os africanos não conseguiram empatar.

Nesta terça-feira (1), mais dois confrontos encerraram a fase de oitavas de final. No primeiro duelo do dia, realizado na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), a Argentina teve muitas dificuldades para superar a Suíça, não passando de um empate sem gols no tempo normal, mas na prorrogação, após belo passe de Messi, Di María anotou o único gol do jogo, aos 12 minutos do segundo tempo extra, e garantiu a seleção nas quartas.

Como foi quase regra na fase de oitavas de final, a vitória da Bélgica sobre os Estados Unidos, pelo placar de 2 a 1, também veio somente na prorrogação. Depois de mais de 90 minutos sem gols, os belgas abriram o marcador no primeiro minuto do tempo extra, com De Bruyne e, ainda na primeira etapa da prorrogação, Lukaku aumentou a folga dos europeus. No segundo tempo, Julian Green fez o gol dos Estados Unidos e os americanos foram para cima buscando o empate, mas não foram capazes de forçar a decisão por pênaltis.

Veja os resultados das oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 (clique para conferir os relatos dos jogos):

Brasil 1 x 1 Chile (3 a 2 nos pênaltis)
Colômbia 2 x 0 Uruguai
Holanda 2 x 1 México
Costa Rica 1 x 1 Grécia (5 a 3 nos pênaltis)
França 2 x 0 Nigéria
Alemanha 2 x 1 Argélia
Argentina 1 x 0 Suíça
Bélgica 2 x 1 Estados Unidos

Confira todos os confrontos das quartas de final da Copa do Mundo de 2014:

4 de julho – 13h: França x Alemanha, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
4 de julho – 17h: Brasil x Colômbia, no estádio Castelão, em Fortaleza (CE)
5 de julho – 13h: Argentina x Bélgica, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
5 de julho – 17h: Holanda x Costa Rica, na Arena Fonte Nova, em Salvador (DF)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.