Onde estão os jogadores que disputaram a última Sul-Americana pelo Corinthians?

  • Por Jovem Pan
  • 04/04/2017 17h11

Dentinho marcou um dos gols da última participação corintiana na Copa Sul-Americana

Estadão Conteúdo Dentinho marcou um dos gols da última participação corintiana na Copa Sul-Americana

Nesta quarta-feira (05), às 21h45, o Corinthians entra em campo para encarar a Universidad de Chile, pela Copa Sul-Americana. O duelo que será disputado no Itaquerão, na capital paulista, marca a volta do time à competição continental depois de 10 anos – antes o Timão havia participado das edições de 2003, 2005 e 2006.

Em 2007, com as atenções voltadas para a briga contra rebaixamento (o clube acabou não se salvando e caiu para a Série B), poucos se lembram da participação alvinegra na Sul-Americana: foram apenas dois jogos contra o Botafogo, ainda na fase preliminar

No primeiro duelo, dia 22 de agosto, no Maracanã, os cariocas venceram por 3 a 1, com gols de Reinaldo, Lúcio Flávio e André Lima – Dentinho descontou para o Timão. Na partida da volta, 12 de setembro, no Pacaembu, o Corinthians perdeu novamente, dessa vez por 2 a 1. Lúcio Flávio e Dodô marcaram para o Botafogo, enquanto Finazzi diminuiu para os paulistas.

Além de Dentinho e Finazzi, autores dos gols alvinegros, o Corinthians contava com jogadores que não deixaram saudade aos torcedores e que, se comparados a Ángel Romero, transformam o paraguaio um craque. A Jovem Pan relembra os personagens da última participação do Corinthians na Sul-Americana e mostra por onde andam. Confira:

Felipe

Goleiro contratado junto ao Bragantino, Felipe era um dos poucos destaques do Corinthians em 2007. Jogou as duas partidas contra o Botafogo. Em 2010 foi vendido ao Braga, de Portugal, voltando ao Brasil no ano seguinte para defender o Flamengo, onde foi dispensado em 2014. Hoje, com 33 anos joga pelo Boavista, do Rio de Janeiro.

Edson

Formado na base do Corinthians, Edson participou das duas partidas da Sul-Americana. Deixou o clube no fim da temporada de 2007 com destino ao futebol português. Passou por Nacional, Vitória de Guimarães e Beira-Mar, antes de retornar ao Brasil em 2012. Desde então defendeu as cores do Atlético de Sorocaba, Paraná, Santa Cruz e atualmente se encontra no Bragantino.

Zelão

Zelão entrou em campo nos dois jogos contra o Botafogo. O zagueiro saiu do clube no final daquele ano para atuar no futebol russo. Defendeu o Saturn por quatro temporadas e depois o Krasnodar, antes de parar no Astana, do Cazaquistão. Em 2015 voltou para o Brasil, para atuar no XV de Piracicaba e hoje defende o Penapolense, na Série A2 do Paulista.

Betão

Betão atuou apenas na partida de volta contra o time carioca. Deixou o Corinthians em 2008, quando foi emprestado ao Santos, antes de ser vendido ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, onde permaneceu por cinco temporadas. Em 2013 foi emprestado a Ponte Preta e no ano seguinte ao Evian-FRA. Em 2016, já sem contrato, voltou em definitivo ao Brasil, para jogar no Avaí.

Fábio Ferreira

Fábio Ferreira jogou apenas a primeira partida da Sul-Americana de 2007. Ficou no Corinthians até 2009, quando foi emprestado ao Grêmio e ao Vitória, e posteriormente negociado com o Botafogo, em 2010. Ficou três anos no clube carioca e depois seguiu para o Criciúma. Em 2015 voltou para o futebol paulista, para atuar pela Ponte Preta, onde se encontra até hoje.

Gustavo Nery

O lateral-esquerdo Gustavo Nery esteve em campo nos dois jogos contra o Botafogo. Em 2008, trocou o Corinthians pelo Internacional, aonde se tornaria campeão da Sul-Americana. No ano seguinte foi liberado e jogou pelo Santo André. Encerrou a carreira em 2012, no São Bernardo. Hoje com 39 anos tem uma oficina especializada em blindagem de veículos.

Carlão

Zagueiro, lateral-esquerdo e volante, Carlão era um dos polivalentes do elenco em 2007. Na Sul-Americana jogou como defensor, na partida de volta. Deixou o Corinthians no ano seguinte, rumo ao Sochaux, da França, aonde permaneceu por seis temporadas. Entre 2014 e 2016 jogou pelo APOEL, de Chipre, e este ano foi contratado pelo Torino, da Itália.

Wellington

Lateral-esquerdo, Wellington atuou improvisado no meio na primeira partida. O atleta que havia chegado no início de 2007 por empréstimo junto ao Grêmio, seguiu carreira no Mainz-ALE no ano seguinte. Ainda em 2008, voltou ao Brasil, onde jogou pelo Náutico. Depois passou por Figueirense, Comercial-SP, Cianorte-PR e Nacional-PR. Com 31 anos, está sem clube.

Vampeta

Ídolo, Vampeta entrou em campo pelo Corinthians na Sul-Americana de 2007 no jogo da volta. Em 2008 deixou o clube e foi parar no Juventus, seguindo no ano seguinte para o Nacional, também da capital paulista. Encerrou a carreira em 2011, no Grêmio Osasco, hoje Audax. Aos 43 anos, divide sua rotina como cartola do clube de Osasco e comentarista da Jovem Pan.

Nilton

Nilton, formado na base alvinegra, entrou durante a primeira partida contra o Botafogo. O volante deixou o Corinthians em 2009 para jogar pelo Vasco, onde permaneceu até 2012. Comprado pelo Cruzeiro, se tornou bicampeão brasileiro. Em 2015 defendeu o Internacional e ano seguinte foi vendido ao Visel Kobe, do Japão, onde é considerado ídolo.

Moradei

Moradei participou apenas do jogo da volta, no Pacaembu. Contratado em 2007, o volante manteve vínculo com o Corinthians até 2012. No entanto, foi pouco aproveitado, sendo emprestado ao Bragantino e São Caetano, que adquiriu seus direitos em 2013. Ainda jogou no São Bernardo e Santa Cruz. Em 2016 defendeu o Botafogo-SP, antes de chegar ao São Bento.

Bruno Octávio

Titular na primeira partida contra o Botafogo, Bruno Octávio foi emprestado ao Figueirense em 2009 e ano seguinte ao Bahia. Retornou ao Corinthians em 2011, quando conquistou seu segundo brasileiro. Em 2012, já sem contrato com o Timão, foi para o Paulista. Jogou ainda por Araxá-MG, Grêmio Barueri e Marcílio Dias-SC, onde encerrou a carreira aos 29 anos.

Carlos Alberto

O “gato” Carlos Alberto entrou em campo no primeiro duelo contra o Botafogo. Sem muito brilho, deixou o Corinthians em 2007, com destino ao Atlético-MG. Ficou dois anos em Belo Horizonte, antes de começar a perambular pelo Brasil. Passou por Goiás, Joinville, Anapólis-GO, Metropolitano-SC, Marcílio Dias-SC e Brusque-SC, onde se encontra atualmente.

Rosinei

Rosinei participou da primeira partida do Corinthians. Em 2008, trocou o Timão pelo Internacional, onde foi campeão da Sul-Americana. Jogou pelo América-MEX entre 2009 e 2012. Em 2013 foi campeão da Libertadores com o Atlético-MG. Depois disso, passou por Coritiba, Paraná, Tigres-RJ, até chegar ao Almirante Barroso-SC, seu atual clube.

Everton Santos

Titular na ida, Everton Santos também participou do jogo da volta ao entrar no lugar de Carlão. O atacante, vindo do Bragantino, seguiu no Timão até o fim de 2007. O Paris Saint-Germain o contratou, mas nunca fez uso de seu futebol. Por empréstimo, defendeu o Fluminense, Goiás e Ponte Preta. Depois de jogar na Coréia do Sul, atualmente defende as cores do Santa Cruz.

Dentinho

Autor do gol na primeira partida, Dentinho não participou do duelo no estádio Pacaembu. O atacante, formado na base do Corinthians, permaneceu no Parque São Jorge até 2011, quando foi vendido ao Shakhtar Donetsk. Desde então, conquistou três ligas e três taças ucranianas, participando de 98 jogos e marcando apenas 14 gols.

Finazzi

Titular nas duas partidas, Finazzi era um dos atletas mais experientes do Corinthians em 2007. O atacante que ficou marcado pelo rebaixamento do clube à Série B, nunca mais se firmou. Passou por São Caetano, Mirassol, Mixto-MT, Ponte Preta, Fortaleza, Bragantino, Anapolina-GO, XV de Jaú-SP, Poços de Caldas-MG… hoje com 43 anos tenta a carreira de treinador.

Arce

Único estrangeiro a participar da Sul-Americana pelo Corinthians em 2007, o boliviano Arce deixou o clube no mesmo ano. Com passagens pelo Al-Arabi, do Catar e Seognam, da Coréia do Sul, o atacante voltou ao seu país em 2010. Jogou pelo Oriente Pretolero e desde 2012 defende o Bolívar. Forma a dupla de ataque com Marcelo Moreno na seleção boliviana.

Clodoaldo

Clodoaldo participou somente da segunda partida, quando substituiu Wilson. O atacante permaneceu no Corinthians até o fim de 2007, quando passou a ser emprestado: Náutico, Santo André e Figueirense. Em 2011, já sem vínculo, vestiu a camisa do Estoril-POR. De volta ao Brasil defendeu Guaratinguetá, Uberaba, União Suzano e Cotia, em 2015, seu último clube.

Wilson

Formado na base alvinegra, Wilson entrou ao longo da partida de ida e foi titular no jogo da volta. Em 2008, o Corinthians negociou o atacante com o Genoa, da Itália, que o emprestou ao Sport nas duas temporadas seguintes. Em 2011, foi para o Guizhou Renhe, da China e em 2012, para o Vegalta Sendai, do Japão. Atualmente está no Ventforet Kofu, também do Japão.

Treinadores

Assim como toda a temporada, a participação do Corinthians na Sul-Americana de 2007 foi conturbada. O time disputou apenas dois jogos e mesmo assim foi comandado por dois treinadores diferentes. No primeiro duelo, Paulo César Carpegiani dirigiu o Timão, enquanto na partida de volta o interino Zé Augusto ficou a beira do gramado.

Paulo César Carpegiani deixou o Corinthians após os péssimos resultados no Brasileirão daquele ano. Depois disso passou por Vitória (2009 a 2010 e 2012), Atlético-PR (2010), São Paulo (2010 a 2011), Ponte Preta (2013) e Coritiba (2016 a 2017), onde foi demitido após a eliminação da Copa do Brasil deste ano. Atualmente está sem clube.

Já Zé Augusto, que assumiu o Corinthians de forma interina em 2007 após a demissão de Paulo César Carpegiani e permaneceu até a chegada de Nelsinho Baptista, voltou a trabalhar nas categorias de base do clube no mesmo ano. Em 2012 saiu para trabalhar no Flamengo, de Guarulhos. Passou também por Grêmio Osasco e Portuguesa, em 2014, seu último registro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.