Corrida de São Silvestre terá bicampeão como favorito e disputa aberta no feminino

  • Por Jovem Pan
  • 27/12/2018 16h33
Amanda Perobelli / Estadão ConteúdoDawitt arrancou na metade final da prova e venceu a São Silvestre de 2017

A Corrida Internacional de São Silvestre acontecerá pela 94ª vez na próxima segunda-feira (31) e terá um favorito claro entre os homens: Dawit Admasu, queniano naturalizado bahrenita, já venceu a prova duas vezes (2014 e 2017) e estará na disputa novamente. Já entre as mulheres a briga será mais aberta. A tradicional prova de atletismo vai reunir 30 mil participantes que correrão por 15 km em São Paulo.

Além de Admasu, outros destaques internacionais da corrida serão os quenianos Paul Kipkemboi, Nicholas Kieter e Edwin Kipsang Rotich. O etíope Mosinet Bayih também tem chances de vitória.

Os brasileiros tentarão se recuperar de um desempenho negativo em 2017, quando o melhor colocado ficou na 12ª posição. Foi Éderson Pereira, que estará na disputa novamente neste ano. Outro destaque do país será Wellington Bezerra, que foi vice-campeão da Maratona Internacional de São Paulo deste ano e 11º colocado na Maratona de Berlim. Também podem brilhar na prova Gilmar Lopes, terceiro na Volta da Pampulha, e Giovani dos Santos, seis vezes campeão da Pampulha.

Entre as mulheres, há um pequeno favoritismo para a etíope Sintayehu Hailemichael, que foi vice no ano passado. Mas a queniana Esther Kakuri e a etíope Birtukan Alemu também merecem destaque.

As brasileiras estão mais competitivas que os homens. Existem atletas com bons resultados recentes, como Andréia Hessel, campeã da Maratona Internacional de São Paulo deste ano; Joziane Cardoso, melhor brasileira na São Silvestre de 2017 e campeã da Pampulha em 2014; e Tatiele Pereira, melhor brasileira na São Silvestre de 2016.

A tradicional corrida de rua terá largada na Avenida Paulista, próximo ao número 2000, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900. Pela programação dos organizadores, a categoria cadeirante terá início às 8h20. O pelotão de elite feminino terá largada às 8h40 E, às 9h, terá a partida do pelotão de elite masculino e atletas da categoria geral.

A entrega dos kits aos participantes começou nesta quinta-feira e vai até o dia 30, véspera do dia da prova. E está sendo realizada em local diferente neste ano, no Palácio de Convenções do Anhembi. Não haverá entrega de kits no dia da corrida.

Com Estadão Conteúdo