Rússia receberá Argentina na reinauguração do palco da final da Copa de 2018

  • Por EFE
  • 27/02/2017 20h31
Divulgação FIFA A abertura da Copa do Mundo da Rússia vai acontecer no Estádio Luzhniki

Lionel Messi e companhia participarão da reinauguração do estádio Luzhniki, palco da final da Copa do Mundo de 2018, em amistoso marcado para o dia 11 de novembro entre a Argentina e a anfitriã Rússia.

“O Luzhniki será entregue em junho para exploração. A inauguração oficial será a partida entre Rússia e Argentina. A data preliminar é 11 de novembro”, disse o chefe do departamento de Esportes da Prefeitura de Moscou, Nikolai Guliaev.

As autoridades decidiram não construir um novo estádio, mas remodelar o Luzhniki, conservando a histórica fachada e aumentando a capacidade de 78 mil para 81 mil assentos.

Segundo o comitê organizador, o estádio receberá, além da final, a partida de abertura e uma das semifinais. Em 2008, o local sediou a final da Liga dos Campeões, em que o Manchester United bateu o Chelsea nos pênaltis.

No total, o Mundial será disputado em 12 estádios, dois dos quais estão em Moscou – o Luzhniki e o Spartak. A outra semifinal será realizada em São Petersburgo, que será inaugurado em abril, após muitos atrasos.

Quanto a isso, uma comissão da Fifa iniciou nesta segunda-feira uma revisão dos quatro estádios que receberão jogos da Copa das Confederações, em julho deste ano. A expedição passará também por Moscou, Kazan e Sochi.

Recentemente, o governo russo aumentou o orçamento da Copa para 638 bilhões de rublos (R$ 34 bilhões), após dois anos de cortes devido à recessão econômica. Segundo números oficiais, cerca de metade desse valor será destinada à infraestrutura de transporte, com construção e reformas de aeroportos e estradas. Um terço servirá para a construção de estádios e outras instalações esportivas. No Mundial, conforme dados oficiais, foram gastos pouco mais de R$ 27 bilhões.

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu o tempo todo que, apesar da recessão, a Rússia não renunciaria de forma alguma à organização do Mundial e também não pouparia em despesas para que os torcedores de todo o mundo se sintam em casa.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.