Acnur critica deportação de cerca de 100 uigures à China desde a Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 09/07/2015 10h26

Bangcoc, 9 jul (EFE).- O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) criticou nesta quinta-feira a deportação, contra a vontade, de cerca de 100 muçulmanos uigures à China pelas autoridades tailandesas.

Em comunicado, o Acnur pediu que a Tailândia cumpra com suas obrigações e permita que cerca de 50 uigures, uma minoria do noroeste da China, que seguem na Tailândia possam ser enviados a um terceiro país, se assim desejarem.

“Enquanto buscamos entender o que aconteceu exatamente, estamos consternados pela deportação de cerca de 100 pessoas e consideramos que é uma vulneração flagrante das leis internacionais”, disse Volker Türk, o diretor de proteção internacional do Acnur.

“Peço fervorosamente às autoridades tailandesas que investiguem este assunto e apelo à Tailândia que honre com suas obrigações internacionais”, acrescentou.

O general Weerachon Sukonthapatipak, vice-porta-voz do governo tailandês, confirmou que o grupo foi deportado na quarta-feira pela noite em linha com os procedimentos legais e após confirmar sua nacionalidade com a Turquia e China, segundo o jornal “Bangcoc Post”.

A decisão provocou um ataque na Turquia, país onde residem uigures, contra o consulado tailandês, que sofreu danos materiais.

O Ministério das Relações Exteriores tailandês informou nesta manhã que ninguém ficou ferido durante este incidente.

Weerachon confirmou que ainda continuam na Tailândia cerca de 50 uigures que não tiveram a nacionalidade confirmada. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.