Agência Efe “reinventa” seu serviço em inglês

  • Por Agencia EFE
  • 06/04/2014 13h24

Bridgetown (Barbados), 6 abr (EFE).- A Agência Efe apresentou neste domingo seus planos para relançar os serviços noticiários em língua inglesa e a abertura de novas linhas de produção em distintas cidades do mundo para garantir uma cobertura em inglês durante as 24 horas do dia.

Nos próximos meses começará a funcionar como um serviço global generalista, o que representará uma ampliação da atual linha de inglês editada em Miami, e produzirá inicialmente uma média de cem notas por dia, além de reportagens e serviços regionais.

O novo projeto da Efe foi revelado na ilha caribenha de Barbados, onde acontece nesta semana a reunião semestral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).

Os escritórios da agência em Madri, Cairo, Nova Délhi e San Juan de Porto Rico serão as novas sedes das mesas de edição. Na capital porto-riquenha, além do serviço regional para os Estados Unidos e o Caribe, se centralizará a edição do site global em inglês.

Cada um dos escritórios terá uma área geográfica de acompanhamento especial. Nova Délhi se encarregará de Extremo Oriente, Ásia e Oceania; Cairo, de Oriente Médio e África; Madri, da Europa; e Miami da América, exceto o Caribe de fala inglesa e francesa, que será responsabilidade de Porto Rico.

O horário regular de trabalho das mesas de edição estará escalonado ao longo das 24 horas para que o tempo todo haja um escritório aberto. Nova Délhi será a primeira mesa a abrir a cada dia e será seguida, nesta ordem, por Cairo, Madri, Porto Rico e Miami, para completar o ciclo.

Por ocasião do anúncio da potencialização do serviço em inglês, o presidente da Efe, José Antonio Vera, afirmou que contar com uma produção significativa neste idioma é uma das questões pendentes da agência, destacando que “não é um projeto fácil nem simples”, e nem a primeira vez que se tenta. “Agora o reinventamos sobre bases novas”.

“Relançamos este serviço para um mercado global e em uma língua na qual operam as grandes agências do mundo, mas fazemos isso convencidos que a Efe pode ter lugar e sua fração de mercado, porque fornece uma visão diferenciada, uma perspectiva latina, que nos permite ser a primeira agência em espanhol, na América e no mundo”, acrescentou Vera.

A Efe aproveitará também os serviços de troca com outras agências para facilitar a implantação e desenvolvimento do projeto. Na Índia, por exemplo, onde desde dezembro de 2013 se prepara a equipe de redação, o novo serviço em inglês será distribuído pela agência local “Ians”, com a qual a Efe tem um acordo.

“A partir de agora os meios de comunicação editados em inglês nos países árabes terão a oportunidade de ver ao mundo de uma perspectiva diferente”, declarou Fouad Abdel Raheem, responsável pela mesa de edição no Cairo.

Igualmente, “nossos jornalistas transferirão ao mundo desde a mesa de edição do Cairo o que está ocorrendo na convulsa região do Oriente Médio e na África”, comentou.

Por sua parte, o vice-presidente da EFE News, Laureano García, considerou “um exercício de coerência” a edição de um serviço regional em inglês para os Estados Unidos porque “a Efe defende a dupla condição, de hispânicos e ao mesmo tempo americanos, dos latinos que vivem neste país e por isso promove o uso do inglês e o espanhol, e utiliza ambas línguas em seus serviços de notícias”.

Os hispânicos, acrescentou, “só serão cidadãos de primeira divisão nos Estados Unidos quando tenham a mesma educação e a mesma informação que os cidadãos anglofalantes e possam escolher livremente a língua na qual ler, escutar ou expressar-se. Devem ser bilíngues e biculturais”.

Na reunião anterior da SIP, que aconteceu em Denver (Colorado, Estados Unidos) em outubro de 2013, o presidente da Agência Efe fez a apresentação pública da EFEUSA, que é um serviço nacional de notícias em espanhol para os Estados Unidos.

A Agência Efe comemora em 2014 o 75º aniversário de seu nascimento, que aconteceu em 3 de janeiro de 1939. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.