Al Qaeda controla metade das cidades iraquianas de Faluja e Ramadi

  • Por Agencia EFE
  • 02/01/2014 09h39

Bagdá, 2 jan (EFE).- Membros do Estado Islâmico do Iraque e el Sham, vinculado à organização terrorista Al Qaeda, tomaram o controle da metade das cidades iraquianas de Faluja e Ramadi, na província de Al Anbar, oeste de Bagdá, informaram nesta quinta-feira à Agência Efe fontes do Ministério do Interior.

Desde o início da manhã foram retomados os fortes confrontos entre dezenas de milicianos armados, moradores de ambas as cidades, e os terroristas da Al Qaeda, sem que as fontes do Interior tenham especificado o número de vítimas.

Por sua vez, o Exército e a Polícia iraquianos enfrentaram nesta quinta-feira milicianos da Al Qaeda em Al Khalidiya, a leste de Ramadi, e em Al Siyar, a norte de Faluja, e recuperou o controle de ambas as cidades, assinalaram as mesmas fontes.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al Maliki, decidiu na quarta-feira enviar reforços militares à província de Al Anbar, palco há dois dias de violentos confrontos entre o Exército e grupos de homens armados.

No entanto, em Faluja e Ramadi os confrontos acontecem entre milicianos armados residentes dessas cidades, sem a colaboração de membros do Exército iraquiano, segundo explicaram as fontes do Interior.

Com a decisão de enviar reforços, Maliki voltou atrás, depois que um dia antes ordenou às tropas para se retirar da região, ao considerar que as Forças Armadas haviam “vencido em seu ataque os ninhos da Al Qaeda e de seus seguidores”, após o despejo na segunda-feira passada dos acampamentos sunitas em Ramadi.

No final de 2012, milhares de iraquianos sunitas iniciaram protestos maciços em várias cidades do país para pedir a libertação dos detidos sem acusações e a anulação da lei antiterrorista, e que acabaram transformadas em acampamentos permanentes nas capitais das províncias de maioria sunita, incluindo Al Anbar. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.