Aos 85 anos, morre médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene

  • Por Jovem Pan
  • 15/11/2014 07h53
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 22-12-2011: Adib Jatene, 82, médico no HCOr (Hospital do Coração) fala sobre saúde no Brasil, em São Paulo (SP). (Foto: Marisa Cauduro/Folhapress COTIDIANO) Marisa Cauduro/Folhapress Brasil está de luto: morre o mestre dos cardiologistas Adib Jatene

Aos 85 anos, o médico e ex-ministro da Saúde Adib Jatene morreu na noite desta sexta-feira (14), em São Paulo. Jatene sofreu um infarto agudo do miocárdio, o terceiro em dois anos. Ele estava internado no Hospital do Coração na capital paulista, onde ocorre o velório a partir das 9h deste sábado (15).

A repórter JOVEM PAN Izilda Alves informou no Jornal da Manhã que o médico foi pioneiro na cirurgia cardíaca no Brasil. Ele fez a primeira ponte de safena nos anos 70, além de ter criado o primeiro coração-pulmão artificial do Hospital das Clínicas em São Paulo na década de 50.

Ela contou ainda que ele foi o criador de um procedimento adotado em todo o mundo: a transposição de artérias, que corrige artérias em transplantes em recém-nascidos. Ele era considerado o mestre dos cardiologistas brasileiros. Ouça os detalhes no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.