Apesar de campanha, rede pública de SP sofre com falta de vacina contra a gripe

  • Por Carolina Ercolin/Jovem Pan
  • 14/04/2016 15h37
Carolina Ercolin/Jovem Pan UBS Santo Antonio

Depois das clínicas particulares, é a vez dos postos de saúde sofrerem com a falta vacina da gripe em São Paulo, onde há um surto fora de época e ao menos 70 mortes relacionadas à doença.

Na UBS Chácara Santo Antonio, na zona sul, idosos, crianças e gestantes são orientados a voltarem pra casa sem a imunização desde a manhã de quarta-feira, quando acabou o estoque enviado pela Secretaria Municipal da Saúde.

A fila, que no começo era longa, foi diminuindo ao longo do dia após o aviso, já sem constrangimento, do segurança da unidade.

E, com isso, o aposentado Roberto Caneco, de 85 anos vai ter que voltar pela terceira vez ao posto sem saber se sairá de lá imunizado. “Não tem horário para chegar”, disse o aposentado que já foi à UBS nesta quarta e que voltou nesta quinta, mas mesmo assim não consegui se vacinar.

Já a Fernanda Lopes, preocupada com os casos de gripe na escola do filho de 3 anos, foi dispensada. “A pessoa que trabalha aqui mandou eu voltar pra casa, falou que não adianta esperar. Me deu o telefone para ligar antes, mas se não tiver eu não vou vir. Em particular também não tem em lugar nenhum. Está um caos, porque você não acha essa vacina em lugar nenhum, isso que é campanha [de vacinação]”, lamentou.

Autoridades garantiram que o abastecimento seria suficiente para atender à campanha antecipada na capital e região metropolitana, que começou nesta semana para grupos prioritários e no dia 4 para profissionais da saúde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde admite a falta de vacinas na UBS Chácara Santo Antonio por apenas duas horas. Diz ainda que o abastecimento está normalizado na unidade e que há estoque.

Mas não foi isso que a Jovem Pan ouviu dos funcionários às 08h desta quinta-feira. “Foi pedido ontem e acabou umas 11h. Não deram prazo. Disse que está providenciando, mas às vezes não tem viatura”, disse uma funcionária.

As primeiras vacinas contra o H1N1 do dia chegaram somente às 10h, quase 24 horas depois do fim dos estoques da unidade.

Por depender do abastecimento da UBS, a vacinação na sede da UNIP, perto dali, também foi comprometida.

Confira abaixo o relato de pessoas que aguardavam na fila da UBS Santo Antonio na manhã desta quinta-feira (14):

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.