Arquidiocese de Los Angeles aceita pagar US$ 13 milhões a vítimas de abuso

  • Por Agencia EFE
  • 18/02/2014 22h22

Los Angeles (EUA.), 18 fev (EFE).- A Arquidiocese de Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos acertou pagar US$ 13 milhões a supostas vítimas de abusos sexuais de um sacerdote católico mexicano que visitou Los Angeles em 1987, informaram os advogados nesta terça-feira.

O mexicano Nicolás Aguilar Rivera foi sacerdote visitante em várias paróquias da diocese de Los Angeles durante cerca nove meses em 1987. Durante o período, as autoridades acreditam que ele tenha abusado de 24 de crianças.

Aguilar Rivera voltou ao México em janeiro de 1988, pouco antes de as autoridades expedirem uma ordem de detenção pelas denúncias dos supostos abusos.

O acordo anunciado hoje pelos advogados das vítimas e confirmado pelos advogados da arquidiocese, foi conseguido na tarde da última sexta-feira e determina, aproximadamente, 1 milhão de dólares para cada uma das supostas vítimas.

Dos 17 denunciantes, 11 alegaram abusos por parte de Aguilar Rivera, enquanto outras seis disseram ter sofrido abuso por parte de outros quatro sacerdotes.

Aguilar Rivera, a quem recentemente a Igreja Católica retirou a posse sacerdotal à revelia, esteve foragido das autoridades durante mais de 25 anos. Os investigadores acreditam que ele esteja no México.

O acordo anunciado hoje fecha os casos de denúncias contra sacerdotes por abuso sexual na Arquidiocese de Los Angeles, a maior do país com mais de 280 paróquias e cerca de 5 milhões de fiéis, agora sob a liderança do arcebispo hispânico, Monsenhor José Gómez. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.