Assinatura de acordos políticos no Haiti fracassa novamente

  • Por Agencia EFE
  • 15/02/2014 23h42

Porto Príncipe, 15 fev (EFE).- A assinatura dos acordos alcançados entre o Governo haitiano e partidos políticos fracassou neste sábado pelo segundo dia consecutivo, após a negativa do presidente do Senado, Desras Simon Dieuseul, de colocar sua assinatura devido a um conflito com o presidente do país, Michel Martelly.

O legislador anunciou que não assinará o conteúdo dos resultados do diálogo nacional que travam o Executivo, o Parlamento (bicameral) e os partidos políticos haitianos, porque Martelly se nega a cumprir um dos pontos previamente estabelecidos.

Dieuseul se refere a que Martelly ainda não se decidiu a publicar no Diário Oficial a lista dos dez juízes da Corte Superior de Contas e do Contencioso Administrativo escolhidos pelo Senado haitiano. A posição de Dieuseul é apoiada por outros 11 senadores.

Martelly e seus assessores admitiram cinco dos juízes indicados pelo Senado, mas objetaram outros cinco ao considerar que suas documentações estão incorretas ou incompletas, posição rejeitada pelos senadores. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.